“Passando a Limpo” da Fan conversa com secretário do Meio Ambiente

Por 26 de julho de 2021

O programa “Passando a Limpo” da Fan FM 96.5 – apresentado pelo jornalista Cristiano Limão – destacou uma entrevista nesta segunda-feira com o secretário municipal do Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini. Uma das pautas tratou do descarte de materiais em Cachoeira do Sul. De acordo com o titular da pasta, um dos problemas enfrentados é a quantidade de pneus na cidade. “Eles demoram centenas de anos para se decomporem na natureza e podem, inclusive, se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya”, lembrou Fogliarini. “Ou seja, seu descarte incorreto é um problema tanto ambiental quanto de saúde pública”, completou. Na última semana, a Secretaria de Meio Ambiente deu uma destinação correta para 7,5 toneladas de pneus, evitando que toda essa quantidade de pneus fique em local incorreto. “Eram pneus de veículos pequenos, caminhões e tratores. Era muito material. Agora estamos tranquilos que, pelo menos, estes tiveram um destino correto”, comemorou o secretário de Meio Ambiente.

Ainda de acordo com o titular da pasta, a terceira Semana do Descarte de 2021 já tem data marcada. Será entre os dias 13 e 18 de setembro. “Quem perdeu a oportunidade nesta vez, pode se preparar e juntar material para ser entregue na próxima edição”, convidou.

Novas ações

Fogliarini também lembrou do Centro Municipal de Proteção Animal – Cempra, que prepara agora duas novas ações relacionadas à causa animal. Uma delas é a notificação dos proprietários e chipagem de todos os animais que são encontrados amarrados em locais públicos, como trevos, calçadas e canteiros. Inicialmente, será uma abordagem em forma de aviso, mas a reincidência acarretará no recolhimento do animal.

Os animais usados em tração também serão cadastrados e chipados para maior controle nas ações de fiscalização.

Denúncias

Os cidadãos que verificarem situações de abandono e maus tratos devem denunciar, colaborando assim com o trabalho do Meio Ambiente. Denúncias de casos urgentes devem ser feitas pelo 190 – Brigada Militar. Outras questões devem ser reportadas através do Protocolo Geral da Prefeitura para que a Secretaria possa verificar a situação in loco.

“Passando a Limpo”

O programa da Fan Fm vai ao ar segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, das 18 horas às 19 horas.