“Passando a Limpo” aborda população em situação de rua

Por 30 de julho de 2021

O programa “Passando a Limpo” desta sexta-feira trouxe para debate a pauta da população em situação de rua em Cachoeira do Sul. O assunto ganha ainda preocupação em dias com temperatura mais fria, conforme a semana vem apresentando. Assim, o jornalista Cristiano Limão conversou com os gestores da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social: o titular da pasta, Itamar Luz, e a diretora, Maine Hipólito.

Crédito: STAS

De acordo com os dois, a abordagem ocorre seguidamente com objetivo de encaminhar pessoas em situação de rua para abrigos. No entanto, a maior parte nega ajuda. A maioria das vezes, inclusive, a equipe tem recusa de todos os abordados. Segundo Luz e Maine, o principal motivo para a decisão de permanecer na rua, mesmo em dias frios, está nas regras que precisão seguir. Uma delas é não consumir bebida alcoólica dentro dos espaços.

Crédito: STAS

Durante a semana, equipes da STAS, Defesa Civil, CREAS e CAPSad estão abordando pessoas em situação de rua e convidando para passarem a noite na sede do Sincasul. No local, os abrigados têm disponíveis colchões, roupas de cama e materiais de higiene à disposição.

A Prefeitura também fornece uma refeição e deixa monitores à disposição.

O espaço fica aberto das 18 horas às 7 horas.

Crédito: STAS


O “Passando a Limpo” vai ao ar das 18 horas às 19 horas, nas segundas-feiras, quartas-feiras e sexta-feiras, pela Fan FM 96.5.