A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, agência FGTAS/SINE de Cachoeira do Sul, em parceria com o Comando Militar do Sul, realizou palestra no 13º Grupo de Artilharia de Campanha, na tarde desta segunda-feira. Os palestrantes André Agne Domingues – coordenador da Agência de Desenvolvimento Social da FGTAS regional 08 de Santa Maria – e Everaldo Ramos – assessor técnico da FGTAS e coordenador do PROJETO IMO VERDE OLIVA FGTAS/CMS – abordaram temas sobre os serviços prestados e esclareceram ao público presente que a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS estabeleceu dentre as suas ações prioritárias a melhoria dos serviços públicos prestados à população.
De acordo com os palestrantes, uma das estratégias para viabilizar essa ação foi a implantação do “Projeto Intermediação de Mão de Obra (IMO) Verde Oliva”, com o objetivo de orientar para o mundo do trabalho os militares que são licenciados ao término do serviço militar obrigatório e do efetivo profissional.
O “Projeto Soldado-Cidadão” está inserido no Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil, sob a responsabilidade do Centro de Operações Terrestres (COTER). A iniciativa tem como finalidade proporcionar uma qualificação profissional aos militares temporários e, desta forma, possibilitar melhores condições de ingresso no mercado de trabalho ao término do Serviço Militar. Sua operacionalização envolve organizações militares e entidades civis de ensino profissionalizante, entre elas as pertencentes ao Sistema “S” (SENAI – SENAC – SENAT – SENAR), e também o Programa Militar de Qualificação Profissional – PMQP, que certifica cerca 15 ocupações na caserna e que são compativeis com a CBO.