O prefeito de Cachoeira do Sul, José Otávio Germano, recebeu a informação de que o Protocolo de Ação Conjunta (PAC) entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Prefeitura disponibilizará quatro apenados para colaborarem nas atividades em serviços gerais e onde forem requisitados pelas secretarias municipais. A informação foi repassada ao chefe do Executivo Municipal durante encontro nesta quinta-feira (14).
Os quatro apenados, do regime semiaberto e utilizando tornozeleiras eletrônicas, serão supervisionados pela Susepe. Eles permanecerão no trabalho enquanto estiverem cumprindo a pena. Conforme o administrador substituto do Presídio Estadual de Cachoeira do Sul, Denilson Magalhães, cada um dos apenados receberá 75% do salário mínimo nacional, sendo que 20% serão destinados ao pecúlio (reserva ao próprio detento). Além disso, a cada três dias de trabalho, é reduzido um dia de pena.
A viabilização da socialização dos apenados começará pela Secretaria Municipal do Desporto e deverá chegar a 30 apenados que auxiliarão a Prefeitura em trabalhos diversos. “Além da colaboração com o trabalho, essa ação é muito importante para a ressocialização e para a reinserção destas pessoas na nossa sociedade”, pontuou o prefeito.