Parceiros no Acolhimento inaugura segunda a geloteca na EAP Central

Por
Parceiros no Acolhimento inaugura segunda a geloteca na EAP Central
SAÚDE
12 de agosto de 2022 - Suzana Weirich

O Parceiros no Acolhimento, projeto social desenvolvido junto ao Ambulatório Vida, integrante da rede municipal de saúde, inaugura na próxima segunda-feira, às 14 horas, a sua geloteca na EAP Central, posto localizado no prédio do INSS. Esta será a segunda unidade da recém-criada biblioteca em geladeiras, que recebeu o nome de Geloteca Herbert de Souza, em homenagem ao sociólogo e ativista dos direitos humanos conhecido como Betinho, que sofria de doenças que são tratadas pelo setor, como a tuberculose e Aids.

A proposta é oferecer aos pacientes títulos de diferentes gêneros literários, a fim de que se possa cumprir com o objetivo do projeto, que é acolher os usuários dos serviços de saúde e compartilhar experiências oferecendo leitura enquanto estes aguardam pelo atendimento. Os pacientes também podem levar os livros para casa e devolver nas consultas seguintes. De acordo com a coordenadora da iniciativa, a agente redutora de danos Suzana Weirich, através do projeto é possível humanizar os ambientes e propagar a cultura nos bairros, por meio dos postos de saúde. “A ideia de criar a primeira geloteca surgiu no Ambulatório Vida, nos trabalhos que desenvolvemos com os grupos terapêuticos, valorizando o uso compartilhado da literatura, que estimula o debate de temas diversos nas reuniões semanais do Projeto Parceiros no Acolhimento”, lembrou a coordenadora.

Em maio, após a inauguração, o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, convidou a servidora a estender a proposta pelas demais unidades da rede básica. Para tanto, o projeto está buscando o apoio de demais pastas como a de Cultura e do Meio Ambiente. A secretária Clarisse Almeida já confirmou a doação de títulos da Biblioteca Municipal, enquanto que o secretário Geraldo Fogliarini auxiliará destinando as geladeiras eventualmente recolhidas nas semanas do descarte para acomodar as obras.

PROJETO ACEITA DOAÇÕES

As doações de livros, assim como de geladeiras sem uso, são muito bem-aceitas na sede do Ambulatório Vida, situado junto à sede da SMS, no antigo Hospital da Liga. Entregas maiores e com necessidade de frete podem ser agendadas pelo telefone 3724-6018. O ambulatório presta um serviço especializado no diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na rede pública para Cachoeira do Sul e região. A EAP Central, ex-US1, é a unidade de saúde com maior demanda de atendimentos/mês pelo SUS no município, fato que a destacou para receber a primeira unidade na etapa de ampliação do projeto.