As dependências da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Paraíso do Sul receberam a etapa final do “Projeto Hortas Escolares 2022” com a definição da premiação e classificação das escolas participantes. O projeto foi idealizado pela Cooperagudo e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer e a Emater de Paraíso do Sul.
Com o objetivo de desenvolver hortas na área escolar, a iniciativa promove aprendizagens de forma interdisciplinar em todas as áreas do conhecimento, além de motivar alunos, professores e comunidade escolar, bem como incentivar estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambientais, alimentares e nutricionais. Ainda visa proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a produção de alimentos, realizando a integração entre os conteúdos e o cultivo na horta e, ainda, possibilitando a melhoria da alimentação escolar, com a complementação de alimentos frescos e sem agrotóxicos.
Nesta segunda-feira, às 14 horas, na Escola Municipal de Educação Fundamental Alfredo Schlesner – Centro Pedagógico Educacional Especializado em Paraíso do Sul, será realizado o evento de premiação das escolas participantes do projeto. Serão premiadas três Escolas, bem como todas as demais participarão de uma Confraternização com um lanche feito a base de produtos naturais que será ofertado pela Cooperagudo. O evento integrará escolas, representantes da Cooperagudo, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e demais pastas participantes e autoridades municipais.
A avaliação dos projetos contou com a presença do técnico agrícola, Flávio Ernesto Schott, a assistente de Publicidade, Luciana Gelatti Halberstadt – ambos da Cooperagudo, também a secretária municipal de Educação e Cultura, Rosângela Baumhardt, secretário de Agricultura e Pecuária, Zeca Lovatto, secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Mauro Augusto Dumke e supervisoras escolares da SMEC.