Paraíso do Sul: Estado emite alerta sanitário para a raiva dos herbívoros

Por 25 de junho de 2022

Crédito: Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr) emitiu um alerta sanitário ao município de Paraíso do Sul para a raiva dos herbívoros. Em Linha Várzea, a equipe da Prefeitura já havia encontrado morcegos hematófagos em uma ponte e retornou ao local apos a notificação. A suspeita é que sejam machos jovens expulsos de uma colônia maior. Ou seja, deve ser considerada a possibilidade de presença desses morcegos na região. Embora não existam casos de raiva herbívora diagnosticados em Paraíso do Sul, o alerta é consequência da presença do morcego hematófago em localidades.

Os morcegos hematófagos – que se alimentam de sangue de animais ou humanos -ficam abrigados, em geral, durante o dia em locais como cavernas, ocas de árvore, pontes ou edificações desabitadas. A melhor forma de evitar a raiva dos herbívoros é vacinar o rebanho de bovinos, bubalinos, equinos, suínos, caprinos e também os animais domésticos, como cães e gatos.

A orientação é informar a Inspetoria de Defesa Agropecuária sobre os refúgios de morcegos hematófagos e animais apresentando sintomatologia nervosa. Outro cuidado é evitar o contato com animais apresentem os sintomas, acionando imediatamente um profissional veterinário, além de não tentar capturar ou manipular os morcegos, pois exite o risco de exposição ao vírus da raiva.