Paraíso do Sul: Comissão da Água debate redução de volume de vertentes

Por 18 de janeiro de 2022

Crédito: Ass. Com.

Na manhã desta terça-feira ocorreu uma reunião com os integrantes da Comissão da Água para tratar da redução do volume das vertentes de Paraíso do Sul. Na oportunidade foram abordadas opções para amenizar o problema.

A ausência de chuvas resulta na falta de água potável para consumo humano com uma queda significativa das vertentes. Os índices dos últimos meses foram inferiores às medidas dos últimos anos.

A Prefeitura conta com uma equipe engajada na elaboração de estratégias de preservação das nascentes e engloba pontos básicos como controle da erosão do solo por meio de estruturas físicas e barreiras vegetais de contenção, minimização de contaminação química e biológica, entre outras. Durante o ano de 2021 foram construídos poços artesianos que atualmente auxiliam no abastecimento da população.

As entregas de cargas de água nas propriedades paraisenses que estão sofrendo em demasia com a escassez de chuvas também já teve início e estão sendo ampliadas conforme a necessidade.

Foi sugerido que os moradores instalem caixas d’água em suas residências, para que em caso de racionamento as famílias possam contar com um pequeno reservatório em suas casas. Outra dica é a reativação dos poços já existentes.

Quem possuir poço em sua propriedade e quiser realizar uma avaliação da qualidade da água, pode entrar em contato para a equipe do setor para solicitar o serviço. (553262-1042) ou (553262-1122).

Durante a reunião foi também abordada à questão dos fechamentos de registros no interior, bem como, a ocorrência de fuga de água por parte de algumas pessoas ainda não identificadas. Pedimos que em caso ocorrências desta natureza seja acionada a Secretaria de Obras e Trânsito. Ressaltamos que a confidencialidade do denunciante será mantida.