O paradoxo de Fermi vem de uma pergunta feita pelo físico italiano Enrico Fermi (1901-1954) em 1950. Fermi relacionou a gigante probabilidade de existir vida em outros planetas em um vasto universo e o fato de que não termos registros – ao menos oficiais – de sinal de alienígenas.
Mas onde estariam, uma vez que a chance de existirem é tão elevada? Afinal, somente em nossa galáxia, há bilhões de outros sóis. No Universo, bilhões de galáxias. Estatisticamente, difícil é não existir vida fora da Terra.
Fermi sugeriu que, caso alguma civilização alien fosse capaz de viajar com suas espaçonaves, já poderíamos ter sido colonizados pelo menos mil vezes. Mas por qual motivo nunca tivemos contato com civilizações alienígenas?
Uma das respostas provocadas a partir do questionamento de Fermi é minimamente perturbadora: um zoológico galático. Ou seja, talvez os alienígenas estejam observando os humanos na Terra da mesma forma que observamos animais em jaulas.
Assim como olhamos para uma girafa e não esperamos que ela faça contas matemáticas, os extraterrestres podem estar nos observando sem muita expectativa com a maneira como conduzimos nossa civilização. Caberia convencer os aliens que somos inteligentes. Mas somos?