Como tentativa de frear a disseminação do Covid-19, muitos negócios foram obrigados a fecharem suas portas por tempo indeterminado. Mas como superar esse cenário em que os negócios estão e podem ser ainda mais prejudicados? Neste momento delicado, é necessário ter em mente que os clientes ainda devem receber informações on-line sobre o posicionamento e a situação da empresa, pois manter o relacionamento com o consumidor é extremamente importante.
Segundo a docente do curso Técnico em Administração e Coordenadora do Polo EAD do Senac Santa Cruz, Vilsiane Leonardi, o momento requer o engajamento de todas as partes interessadas do negócio. “Diante desse cenário econômico, as empresas precisam se reinventar, criar e inovar para enfrentar os desafios. Uma das opções é investir em estratégias de marketing digital como sites, plataformas e-commerce e serviços de delivery, buscando assim reter e atrair clientes”, explica.
Durante a pandemia, vale muito ser criativo e conhecer o público para oferecer as melhores alternativas e manter contato virtual com aqueles que irão voltar a procurar seu negócio quando a situação amenizar. Use sua empresa para confortar seus clientes de alguma maneira. “O momento é de reflexão e de trabalhar a empatia e o trabalho em equipe. Por isso, é importante traçar planos de ação em conjunto para fortalecer os negócios. Também pode-se aproveitar esse momento crítico para investir em qualificação e em maneiras de alavancar seu empreendimento”, finaliza a docente.
Tempos de transformação e capacitação
Muitas empresas estão aproveitando esse momento para focar na capacitação de seus colaboradores. Para quem busca por soluções gratuitas, a diretora do Senac Santa Cruz do Sul Daniela Laner destaca que o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac lançou um portal com mais de 300 serviços gratuitos. “Entre esses serviços, os usuários podem encontrar diversos cursos de qualificação na modalidade a distância 100% gratuitos, muitos deles com certificado de conclusão do Senac-RS. Dentre eles, os curso de “Comunicação Empresarial”, “Desvendando os 4Ps do Marketing” e “Matriz Swot” e “Gestão de Vendas” – títulos que podem fornecer ainda mais ferramentas para a gestão dos empreendimentos” explica a gestora da escola.
Vale destacar que o Senac Santa Cruz do Sul está com o atendimento presencial suspenso até o dia 15 de abril. O atendimento está acontecendo em regime de plantão pelo WhatsApp (51) 99202-0423 e pelo facebook da escola: facebook.com/senacsantacruz.