19.2 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 28 setembro, 2020 - 19:24
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Pandemia: Cachoeira do Sul registra queda no índice de isolamento social

O mais recente levantamento com os índices de isolamento social mostra uma piora no desempenho gaúcho. Cachoeira do Sul registrou queda em relação aos números anteriores, divulgados no dia 14. Segundo os dados apresentados nesta segunda-feira (27), a média semanal foi de 38,6% no Município. O índice ficou abaixo do registrado na pesquisa anterior (40,5%). Nos dias úteis, o índice também apresentou queda, passando de 38% para 36,5% em Cachoeira do Sul. Já no fim de semana, o cenário apresentou redução de 46,7% para 43,9%, de acordo com as apurações. Os índices cachoeirenses ficaram abaixo das médias estadual e nacional.

Depois de figurar no topo do ranking entre os estados com o maior índice de isolamento social do país, o Rio Grande do Sul fechou a última semana em uma posição preocupante, justamente no momento de maior avanço dos casos de Covid-19. Mesmo ainda acima da média nacional, o índice de gaúchos que buscaram evitar as aglomerações ficou em 41,4% no período entre os dias 19 e 25 deste mês, mais de três pontos percentuais abaixo do monitoramento anterior (44,5%).

O clima mais ameno na semana passada é um dos fatores que pode explicar o relaxamento em termos de isolamento. Em alguns dias, inclusive, o índice ficou aquém da média do país, medida para o período como um todo em 40,3%. Com o desempenho, o Estado caiu para a 10ª posição nacional.

Os resultados do estudo desenvolvido pelo Comitê de Dados para o enfrentamento da Covid-19 foi apresentado aos integrantes do Gabinete de Crise nesta segunda-feira (27), A partir do monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco, o trabalho apontou que na última semana a melhor média ficou nos municípios que integram a região de Pelotas (44,1%).

As demais áreas com melhor desempenho estão em municípios que estão sob bandeira vermelha (risco alto) pelo modelo de Distanciamento Controlado. É o caso de Porto Alegre (42,8%) e Capão da Canoa (41,8%).

Na média da semana, as principais regiões com baixo nível de isolamento são Lajeado (36,9%), Santa Rosa (37,4%), Ijuí (37,6%) e Caxias do Sul (37,8%).

O estudou apurou, também, queda no nível de isolamento tanto nos dias úteis como no fim de semana. Considerando o último sábado (dia 25) e o domingo anterior (19), o isolamento ficou 48,1%, quando no monitoramento anterior havia alcançado 51,4%. Entre segunda e sexta-feira, o percentual agora ficou em 38,7%, quando antes estava em 41,4%.

Advertisement