Referência nacional na produção de mudas e processamento de noz-pecã, a Divinut organizou um circuito de palestras e treinamentos para promover e compartilhar conhecimento sobre o cultivo sustentável da noz-pecã e a produção desse fruto, que pode se tornar uma atividade rentável na propriedade rural. À frente da iniciativa está o fundador e diretor da Divinut, Edson Ortiz, que há mais de 30 anos trabalha com o cultivo da noz-pecã, desde a produção da muda até o processamento e exportação da nut.
A primeira atividade é um treinamento para funcionários do Sicredi Gerações, em Cachoeira do Sul, no dia 12 de novembro. “O propósito da atividade é treinar os funcionários da carteira agrícola para que conheçam melhor a nogueira e assim possam explicar para os produtores do Gerações na sua região de atuação”, destaca Ortiz.
Para fomentar essa ideia, a empresa fez a doação de 700 mudas para uma área experimental da Cooperativa em Barra do Ribeiro. “A doação tem o objetivo de fomentar a pesquisa e demonstração, para incentivar novos plantios na região de abrangência do Sicredi Gerações no RS, ajudando assim na diversificação da economia da região e nas propriedades interessadas”, enfatiza o diretor da Divinut.
Arena Exportação Farsul
Seguindo o circuito de eventos, no dia 14 de novembro, a Divinut participa da Arena Exportação, na Farsul, para falar sobre o Prêmio Exportação recebido pela empresa no mês de agosto. O Prêmio Exportação RS 2024 – Destaque Agro, realizado pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB), reconheceu as organizações de maior destaque na exportação de inteligência, serviços e produtos.
Referência em exportação, a Divinut figurou entre os 68 empreendimentos premiados pelo Conselho do Prêmio Exportação RS, sendo uma das 11 empresas gaúchas premiadas na categoria Destaque Setorial Agro.
Circuito de palestras será finalizado no III Simpósio Sul-Americano de Nozes-Pecã
Para finalizar o ciclo palestras, o diretor da Divinut participa de um evento internacional. Edson Ortiz será um dos palestrantes do III Simpósio Sul-Americano de Nozes-Pecã, dia 15 de novembro, em Canelones, no Uruguai, onde apresentará o painel sobre exportação.
O Simpósio reunirá vários segmentos da cadeia da noz-pecã, como pesquisa, produção, industrialização e assessoria técnica. A programação inclui palestras e apresentações de mais de 20 especialistas da Argentina, Brasil e Uruguai. Serão abordados temas de genética e cultivares, fenologia, ecofisiologia e zoneamento, adubação, manejo sanitário, agroecologia, qualidade, pós-colheita, subprodutos e comercialização.
Com informações de AgroUrbano Hub de Comunicação
CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL