10.5 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 12 maio, 2021 - 20:06
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Pais realizam carreata pela volta às aulas presenciais

 

Carreata percorreu as ruas centrais. Foto: Divulgação

“Da educação do meu filho cuidou eu”. “Crianças na sala de aula”. “Vacina para os professores”. Estas frases em cartazes colocados em carros fez parte da manifestação de um grupo de pais durante carreata realizada na manhã deste sábado (24) em Cachoeira do Sul.

Com balões e um buzinaço, os pais que se mobilizaram pelas redes sociais percorreram as ruas centrais da cidade para reivindicar o retorno de aulas presenciais para seus filhos. O foco foi a educação infantil, que segundo decreto do governo do Estado, está autorizada a retornar com aulas presenciais.

O decreto do governador Eduardo Leite estabelece a retomada das aulas na Educação Infantil e no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. A expectativa é que as instituições já possam reabrir na segunda-feira (26) para receber os alunos.

MUITAS DÚVIDAS

No entanto, ainda existem dúvidas sobre a situação legal, já que há uma liminar na Justiça que impede o retorno do ensino presencial no Rio Grande do Sul. O governo alerta que a volta às aulas deve acontecer nos municípios que adotaram o sistema de cogestão (atualmente, todos eles) e estão aplicando, para outros setores, os protocolos de bandeira vermelha do modelo de distanciamento controlado.

Além disso, há previsão de liberação para plantões para atendimento aos alunos de Ensino Médio Técnico Subsequente, de Ensino Superior e de Pós-Graduação; estágio curricular obrigatório, pesquisas, laboratoriais e de campo, e de outras consideradas essenciais para a conclusão de curso e para a manutenção de seres vivos, conforme normativa própria; cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de música, de esportes, dança e artes cênicas, e de arte e cultura. A retomada não inclui a volta das aulas presenciais para outras séries do Fundamental ou para o Ensino Médio, que seguem de forma remota.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região