Pais pedem solução para tratamento de crianças autistas em reunião na Câmara

Por
Pais pedem solução para tratamento de crianças autistas em reunião na Câmara
CACHOEIRA DO SUL
27 de outubro de 2023 - Pais pedem solução / Crédito: Ass. Com.

Pais de autistas e autoridades municipais participaram na tarde desta quinta-feira, de reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ação Social, Saúde, Defesa dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. Durante o evento, que foi aberto ao público, foi discutida a dificuldade que pais de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA) têm para se deslocarem até Caçapava do Sul para ter atendimento especializado.

A reunião foi solicitada pelo vereador Antonio da Saúde. “Chegou ao meu conhecimento por alguns pais de crianças autistas que teriam quatro vagas de atendimentos pela Apae e que algumas crianças estariam sendo deslocadas para Caçapava”, disse. Segundo o vereador, ele solicitou a reunião para discutir esta situação com todas as partes envolvidas buscando “uma solução para que se aumente o número de atendimento para essas crianças autistas dentro do Município”.

Os pais presentes reclamaram do deslocamento até o município vizinho e como isso prejudica a vida das crianças, que sofrem com exaustão e crises, além da falta de profissionais qualificados nos atendimentos. Alguns manifestantes espalharam caixas vazias de remédios no chão do plenário e na Mesa. Ao fim da reunião, os manifestantes recolheram todas as caixas.

A prefeita em exercício Angela Schuh também participou do evento. “É bom ver o nosso Poder Legislativo envolvido nessas questões que são tão preocupantes”, consideroua prefeita. Angela destacou a dificuldade da prefeitura na questão: “não é fácil para um município como o nosso, que é um município que não é rico, e vocês sabem a luta que a gente tem para oferecer um serviço de qualidade”. Angela pediu também aos vereadores mais emendas impositivas para a beneficiar a causa dos autistas.

O vereador Azevedo pediu para que a prefeitura crie e envie para a Câmara o quanto antes um projeto para a criação de um centro para atendimento aos autistas. Ele anunciou também que vai destinar R$ 100 mil em Emenda Impositiva pessoal para a criação desse centro. Participaram também da reunião da Comissão, o secretário municipal da Saúde, Paulo Gonçalves, o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Júlio Lopes, a secretária municipal de Educação, Solanje Lemes Louzada, e a presidente da Associação Municipal dos Autistas (AMA) de Cachoeira do Sul, Bruna Azevedo.

Leia também: Mães de crianças autistas em Cachoeira do Sul pedem ajuda