Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Pagando pelo vento: Paixão sugere equipamento para evitar ar nos canos

O vereador Luis Paixão (PP) apresentou na sessão da tarde desta segunda-feira (20) um projeto de lei sugerindo a adoção de equipamento especial para evitar o acúmulo de ar nos canos da rede de distribuição de água aos consumidores cachoeirenses. Segundo salientou o parlamentar, a situação acaba lesando financeiramente o cliente da Corsan em Cachoeira do Sul.

Progressista salienta prejuízo aos consumidores de Cachoeira do Sul / Foto: OC/Reprodução

Paixão explicou que o projeto de lei prevê a possibilidade de opção do consumidor em instalar o mecanismo. O bloqueador de ar deverá ser instalado antes do hidrômetro ao custo do usuário.

A Corsan terá prazo de no máximo de 90 dias para instalação do equipamento em caso de edificações consideradas mais antigas, mais uma vez conforme pedido do cliente. A proposta ainda abrange os novos imóveis.

Em todas as situações, o custo será descontados em parcelas na conta do usuário. “Por vezes, muitos de nós está pagando pelo ar que está passando. Mas deveríamos pagar apenas pela água”, justificou Paixão. “Pode estourar os canos na casa pela pressão”, ampliou o vereador.

De acordo com Paixão, a economia pode alcançar de 30% até 50% da conta habitual dos consumidores. Em média, a válvula a ser instalada custa R$ 50.

São dois tipos de equipamentos: eliminadores e bloqueadores de ar. A proposta deve ser debatida para definir a melhor opção aos clientes da Corsan em Cachoeira do Sul. “O objetivo é beneficiar toda a comunidade cachoeirense, principalmente os consumidores de menor poder aquisitivo”, finalizou.

Sair da versão mobile