Ouvidoria do SUS passa por acompanhamento

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Ouvidoria do SUS passa por acompanhamento
SAÚDE
4 de agosto de 2023 - 2652a201184c0250a7d8762adfa99a21

O Ouvidor Regional do SUS, Gilmar Luiz Colombelli, esteve nesta quinta-feira na Secretaria da Saúde para acompanhar o andamento da Ouvidoria do SUS junto à gestão pública municipal. Lotada na 8ª Coordenadoria Regional de Saúde e supervisionando o serviço nas 12 cidades de abrangência da pasta, a Ouvidoria Regional presta o suporte técnico e operacional para que as unidades municipais cumpram seu papel como um espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e os gestores do Sistema Único de Saúde, relativos aos serviços prestados e a partir dos princípios éticos e constitucionais da Administração Pública. Na região da 8ª CRS, Cachoeira do Sul foi um dos municípios pioneiros na implantação do serviço, em 2012, desde então em atividade na sede da SMS, no antigo Hospital da Liga.

Em linhas gerais, a Ouvidoria do SUS constitui-se em um canal responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS, tendo como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do usuário na busca efetiva de seus direitos, ao mesmo tempo em que atua como ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social. “O setor, ao formalizar as demandas trazidas pelos contribuintes e levá-las aos gestores, oferece um panorama da saúde local e assegura o respaldo aos projetos e ações que venham a ser planejados e executados pela Administração Municipal”, explicou Colombelli. Na visita desta quinta-feira, o Ouvidor Regional foi recebido pelo secretário da saúde, Milton Kelling, e pela Interlocutora da Ouvidoria do SUS na pasta, Viviane Souza.

A OUVIDORIA DO SUS

Setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS, tendo como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos. A manifestação pode ocorrer de forma identificada, sigilosa ou anônima.

CANAIS DE ATENDIMENTO

Presencial – Sede da Secretaria Municipal da Saúde, 2º piso, sala 14 (Rua Coronel João Leitão, 1055)

Telefones – (51) 3724-6085 (ramal 218) ou 0800-6450644

Site – www.saude.rs.gov.br

 

EXPEDIENTE

A Ouvidoria do SUS funciona de segundas às sextas-feiras, das 8 horas às 12 horas e das 13h30 às 16h30.