A orquestra se prepara para evento em Passo Fundo no dia 5 de novembro. Fotos: Professor Ezequiel Rosa.
Uma ótima iniciativa. Assim pode ser definido o que representa a Orquestra Estudantil João Neves, do Instituto de Educação João Neves da Fontoura, uma das instituições de ensino mais antiga de Cachoeira do Sul. No próximo dia 5 de novembro, a orquestra estará presente no 5º Encontro Regional de Grupos Musicais (ENREGI) no auditório da Escola Notre Dame Menino Jesus, na cidade de Passo Fundo.
A Orquetra do João Neves foi fundada em 2014 e no dia 27 de novembro completará 8 anos de atividades. Tem na coordenação e regência o professor Ezequiel da Rosa. Trata-se de um projeto de Educação Musical mantido pelo I.E.E. João Neves da Fontoura, que apoia com o fornecimento de recursos como instrumentos musicais, sala adequada para ensaios e estudos, e outros meios necessários para que o trabalho do grupo possa ser desenvolvido.
A orquestra está comprometida em promover a democratização do acesso à música em suas diversas manifestações (Pop, MPB, folclore brasileiro e de outros países, Rock, Música Erudita e Trilhas de Cinema), trabalho que já levou o grupo a participar de importantes eventos locais, na região e também no Uruguai. Atualmente, a orquestra conta com 23 integrantes, a maioria alunos (Ensino Fundamental II e Médio) e ex-alunos da instituição, professores e alguns jovens instrumentistas da comunidade cachoeirense que foram convidados a colaborar.
Também participa voluntariamente o professor Patrese Sartorio, que atua como contrabaixista, professor de instrumentos e coordenador. Alguns pais de alunos e professores do João Neves colaboram com o suporte logístico.
IMPORTANTE
O projeto da orquestra também oferece oficinas de instrumentos musicais, exclusivas para os alunos do Instituto João Neves, que preparam novos integrantes para a grupo.
FORMAÇÃO
A formação atual traz nos violinos Antônia Perdomo Bernardes, Eduarda Arend Rossetto, Éric Hendrix Ferreira Machado, Jader Fabrício Surceda, Jennifer Oliveira Vargas, Maria Eduarda Dias Silva e Pedro Henrique Dehnhardt; no violoncelo Leandro Rosa; na percussão João Pedro Pinto Anony, Elen da Silva Dias, Lucas Anversa e Érika Rodrigues Castilhos; nas flautas Gabriel Molinelli Carlos, Gabriele Gonçalves Nunes e Luísa Gonçalves Nunes; nos contrabaixos Patrese Sartorio e William Nelson Alves Almeida; no violão Arthur Trojahn; nos saxofones alto e tenor Bruno Aued; no trompete Bryan Felix; na guitarra Eduardo Abich da Rosa; no piano Luis Felipe Teixeira Gonzaga; na clarineta Manuela Oliveira Trojahn e na regência e arranjos Ezequiel da Rosa.
O EVENTO EM PASSO FUNDO
Nesse evento, conforme o professor Ezequiel da Rosa, aproximadamente 150 instrumentistas apresentarão suas realizações sonoras. Entre os grupos participantes, além da Orquestra Estudantil João Neves, estarão presentes:
– Banda do Colégio Tiradentes da BM, de Passo Fundo, e Orquestra Sesi Marau, de Marau, ambas regidas pelo maestro Rodrigo Avila.
– Orquestra Filarmônica Sarandi, de Sarandi, regida pelo maestro Delmar Horlle e o Movimento Orquestral Allegro, de Getúlio Vargas e região, regida pelo maestro Mauricio Castelli.
ATENÇÃO
Neste mesmo evento, os participantes também terão a oportunidade de se aperfeiçoar através de oficinas de música, que ocorrerão durante o dia, com os regentes e professores de cada grupo.
O professor Ezequiel Rosa diz que é importante destacar que a viagem para Passo Fundo só será possível, porque a comunidade de Cachoeira do Sul colaborou no levantamento de verbas, através de um almoço beneficente realizado pelo I.E.E. João Neves da Fontoura.
TEM MAIS
Já no dia 10 de novembro, a orquestra estará se apresentando em Porto Alegre, no I Seminário da Educação Profissional: perspectivas futuras em um mundo em transformação, uma realização da Seduc-RS e da Suepro, que acontecerá na Fecomércio.