A Polícia Civil de Cachoeira do Sul prendeu nesta terça-feira (13) Helton Giambastiani Fagundes, de 21 anos, investigado por envolvimento com o tráfico de drogas no âmbito da Operação Locomotiva. A prisão ocorreu na Rua 24 de Maio, no centro de Candelária, onde agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Cachoeira do Sul cumpriram um mandado de prisão preventiva.
A Operação Locomotiva foi deflagrada na última quinta-feira (8) e teve como objetivo desarticular uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas no Beco dos Trilhos, em Cachoeira do Sul. Na ocasião, foram cumpridos 36 ordens judiciais, resultando na prisão de 18 pessoas, incluindo o suposto líder do grupo, Elisandro de Leão Porto, conhecido como “Preto”, além de investigados de serem os gerentes e demais integrantes da facção.
Investigação da Operação Locomotiva começou em 2023
A investigação, iniciada em 2023, identificou que o grupo criminoso atuava de forma estruturada, com divisão de tarefas entre seus membros, e mantinha vínculos com a facção “Os Manos”, originária do Vale do Sinos. Durante as diligências, foram apreendidas drogas, telefones celulares e outros materiais relacionados ao tráfico.