A Polícia Rodoviária Federal participou de ações de fiscalizações em apoio ao Ministério do Trabalho e Emprego em conjunto com o Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal. Conforme divulgado nesta quinta-feira, a operação – realizada entre os dias 8 e 12 – teve foco em propriedades rurais nas cidades de Cachoeira do Sul, Dom Pedrito e São Vicente do Sul. Foram fiscalizados ambientes de trabalho, moradias e alimentação de trabalhadores, totalizando quase 30 pessoas que trabalhavam nestes locais.
O objetivo da Polícia Rodoviária Federal dentro da ofensiva foi garantir segurança aos auditores do trabalho, além do acesso aos ambientes fiscalizados. Ao todo, foram localizadas 30 trabalhadores nos locais.
A operação foi realizada em cumprimento à lei 10.803/2003, que define como sendo crime o trabalho forçado, a servidão por dívida e as condições degradantes de trabalho.
O trabalho escravo é crime e pode ser denunciado pelo Disque 100 ou pelo aplicativo do Ministério do Trabalho. As denúncias são sigilosas e anônimas.
Mais detalhes sobre a operação não foram divulgados pelos órgãos envolvidos.