Operação do Denarc no RS e SC prende suspeito de tráfico em Cachoeira

Por
Operação do Denarc no RS e SC prende suspeito de tráfico em Cachoeira
POLÍCIA
25 de novembro de 2022 - Plantão Policial

Uma ação desencadeada nas primeiras horas desta quinta-feira (24) pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil gaúcha, prendeu em Cachoeira do Sul um suspeito de integrar um dos maiores esquemas de telentrega de drogas já apurados no Estado. Cesar Vladir Forzen Neubauer, de 62 anos, foi capturado no Bairro Oliveira, zona norte da cidade, no âmbito da Operação The Office. Ele estava com a prisão temporária decretada pela Justiça.

Detalhes sobre a suposta participação do cachoeirense no esquema não foram detalhados pela Polícia. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro de ocorrência. Encerrada a formalidade na DPPA, Neubauer foi recolhido ao Presídio Estadual de Cachoeira do Sul.

A Operação The Office foi deflagrada simultaneamente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. De acordo com as investigações, de uma facção que tem base na zona leste da Capital vendiam drogas sintéticas, como ecstasy, MDMA e LSD, além de maconha contrabandeada do Uruguai.

Ainda segundo a Polícia, os criminosos lavaram mais de R$ 1 milhão em dinheiro obtido com o tráfico em apenas sete meses de 2022, por meio depósitos bancários em nome de laranjas, mas também da aquisição de empresas de fachada, motos aquáticas e carros de luxo, sendo alguns para revender. O grupo ainda comprou imóveis em construção, para revender depois de concluídos e lucrar mais.

Cerca de cem agentes, coordenados pelo titular da 2ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), delegado Wagner Dalcin, cumpriram 23 mandados de prisão, sendo três deles de suspeitos já no sistema prisional, e outros 23 de busca e apreensão. A chamada Operação The Office foi realizada em cinco cidades gaúchas: Porto Alegre, Viamão, Canoas, São Leopoldo e Cachoeira do Sul. Os três municípios catarinenses onde houve ação policial são Florianópolis, Palhoça e Passo de Torres.

Ao total, foram 20 presos, incluindo uma gerente de uma agência bancária e um jogador de futebol, com atuação remunerada em competições amadoras do Estado. Houve apreensão de cinco carros.