Ônibus passou em Cachoeira: passageiro infectado descumpriu isolamento

Por
Ônibus passou em Cachoeira: passageiro infectado descumpriu isolamento
DESTAQUES
28 de abril de 2020 - rua

A prefeitura de Rosário do Sul registrou um boletim de ocorrência contra um lajeadense, de 58 anos que descumpriu as medidas de isolamento social, após ser diagnosticado com COVID-19. O homem trabalha em um frigorífico de Lajeado, que recentemente teve casos da doença confirmados. O mesmo paciente estava em um ônibus que passou por Cachoeira do Sul, onde três passageiros embarcaram. O setor de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde, chegou a divulgar a procura aos viajantes que estiveram junto com o infectado no ônibus 1504 da Empresa São João, que saiu de Caxias do Sul no dia 15 de abril, às 20 horas e chegou em Santana do Livramento às 5h30, do dia seguinte.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Rosário do Sul, o homem estava internado no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora até 13h30 desta segunda-feira (27). Por apresentar melhora, recebeu alta. Apesar de ter assinado um termo de responsabilidade para ficar em isolamento dentro de casa e evitar a transmissão de COVID-19, o homem foi visto nas ruas no mesmo dia em que foi liberado.

Profissionais da pasta localizaram o paciente e pediram sua volta para casa. Além disso, a Prefeitura registrou ocorrência na Polícia Civil e comunicou a Promotoria de Justiça.

A secretaria identificou nove pessoas que tiveram contato com o paciente e que assinaram um termo de compromisso para permanecerem em isolamento por 14 dias. O grupo é monitorado diariamente. A equipe da pasta municipal ainda entrou em contato com as secretarias de Saúde dos municípios pelos quais o ônibus em que o paciente estava passou, incluindo a pasta de Cachoeira do Sul

Caso

No dia 11 de março, conforme as apurações, o paciente procurou atendimento em Lajeado e recebeu medicação para tosse alérgica. A coleta de material para avaliar a possibilidade de COVID-19 não chegou a ser feita na oportunidade. Por ser hipertenso e diabético, o homem foi dispensado do serviço no final de março, uma vez que passou a integrar o grupo considerado de risco. No dia 16 de abril, ele viajou de ônibus para Rosário do Sul, onde possui casa e mora sozinho. No dia seguinte, o paciente passou mal e procurou o plantão do hospital, sendo internado e submetido ao exame.

O ônibus passou ainda por Farroupilha, Estrela, Vila Nova do Sul e São Gabriel.

Um casal que desembarcou em São Gabriel teria seguido até a Argentina.

Os passageiros que embarcaram em Cachoeira do Sul receberam aviso para fazerem contato com a equipe de vigilância nos telefones (51) 3723-1351 ou (51) 3724-6112.