Onda de calor permanece no Sul do país nos próximos dias

Por 18 de janeiro de 2022

Mapas meteorológicos colocam o Rio Grande do Sul em alerta laranja para onda de calor, que deve permanecer até o fim do mês em território gaúcho / Foto: Reprodução

 

A onda de calor que atinge o Sul do país desde a semana passada continua atuando sobre a região, e as temperaturas podem chegar a 40° Celsius em quase todo o Rio Grande do Sul e no extremo oeste de Santa Catarina. O calorão extremo que se encontra sobre o Sul do país veio da Argentina, onde foram registradas temperaturas de até 44°C, e chegou ao Rio Grande do Sul na última quinta-feira (13). Na sexta (14), foi registrada temperatura máxima de 41,7°C em Bagé, a maior para o município desde o início dos registros, em 1912.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na semana passada, alerta de perigo alto, informando que as temperaturas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná deveriam ficar 5° acima da média no período, por até cinco dias.

CALOR EXTREMO

O Rio Grande do Sul aparece nos mapas meteorológicos em alerta laranja, de perigo, para o calor. De acordo com o Instituto Climatempo, o calorão dá uma trégua nesta quarta (19) e quinta-feira (20) em Cachoeira do Sul, quando devem ser registradas máximas entre 28° e 31°C, mas volta com força no sexta-feira (21), quando estão previstos 38°C. No sábado (22), estão previstos 42°C na região, situação que deve permanecer pelo menos até o fim do mês em todo o território gaúcho.