23.8 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 18 setembro, 2020 - 13:17
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • NEGÓCIOS
  • Olivas do Sul comemora 10 anos com prêmio de melhor azeite do Hemisfério Sul

Olivas do Sul comemora 10 anos com prêmio de melhor azeite do Hemisfério Sul

Crédito: Divulgação

Uma década desde o seu lançamento. A trajetória de sucesso do azeite Olivas do Sul, de Cachoeira do Sul, tem mais um selo de extrema qualidade: o prêmio de melhor azeite do Hemisfério Sul. A distinção foi anunciada no Concurso L’Orciolo d’Oro, realizado em Pésaro, na Itália. A premiação é a mais tradicional do país e uma das mais conceituadas do mundo.

A Olivas do Sul ainda recebeu o Prêmio Crítico Giuseppe Fontanazza, entregue sempre para destacar um empresário inovador da olivicultura no cultivo de azeitonas italianas.

O reconhecimento internacional da Olivas do Sul está baseado em mais de 30 prêmios obtidos em concursos nacionais e em países como Espanha, Itália e Estados Unidos.

Planos

Atualmente, além de 27 hectares plantados em Cachoeira do Sul, a Olivas do Sul também tem pomar em Encruzilhada do Sul, na Região da Campanha. A área de 100 hectares deve entrar em produção em 2021. A família Aued espera produzir de 12 a 14 mil litros de azeite na próxima safra.

Saiba mais

O L’Orciolo d’Oro é primeira competição profissional do mundo dedicada ao azeite extravirgem. Desde 1991, o júri sempre foi composto exclusivamente por provadores profissionais. A edição 2020 do concurso reuniu três grupos em que as amostras de azeites foram classificadas de acordo com a intensidade do fruto.

Os azeites então são classificados em três categorias: Frutado Suave, Frutado Médio e Frutado Intenso, sendo premiados apenas três azeites por categoria. Os exemplares da Olivas do Sul venceram na categoria Frutado Médio, garantindo o primeiro lugar para o Blend Riserva d’Oro e o terceiro lugar para Olivas do Sul – Coratina.

Advertisement