#OCNerd! na Exposição Heróis DC: Flash, o mais rápido

Por
#OCNerd! na Exposição Heróis DC: Flash, o mais rápido
OCNERD!
3 de fevereiro de 2025 - Crédito: José Renato Ribeiro

Preparem-se fãs dos heróis da DC. Visitamos a maior e mais completa exposição dedicada a homenagear os super-heróis e supervilões da DC já realizada no país. Porto Alegre recebe a Exposição Heróis DC, que ocupa uma área de 1,3 mil metros quadrados especialmente montada no BarraShoppingSul. A coluna #OCNerd! registrou a visita e conta os detalhes em uma série especial.

 

O Flash é um dos super-heróis mais icônicos do universo da DC Comics. Por isso mesmo, seu espaço na exposição merece uma atenção especial. Afinal, os fãs não querem perder um segundo sequer… Logo na entrada, uma espécie de esteira tem ao lado um telão com imagens do herói. E em um clique, o registro do visitante com o Flash marca a experiência com o personagem.

Um dos destaques é o anel que esconde seu uniforme:

Criado por Gardner Fox e Harry Lampert, Flash fez sua primeira aparição na revista Flash Comics #1, publicada em janeiro de 1940. Desde então, vários personagens assumiram o manto do Flash, sendo os mais conhecidos Jay Garrick, Barry Allen, Wally West e Bart Allen.

A origem do Flash

O Flash original, Jay Garrick, ganhou seus poderes ao inalar vapores de água pesada durante um experimento científico. Já Barry Allen, talvez o Flash mais famoso, era um cientista forense que foi atingido por um raio e banhado por produtos químicos, adquirindo uma conexão com a Força de Aceleração, a fonte de seus poderes.

Após a morte de Barry durante a saga Crise nas Infinitas Terras, Wally West, que era seu sobrinho e ex-parceiro Kid Flash, assumiu o manto do Velocista Escarlate. Posteriormente, Bart Allen, neto de Barry vindo do futuro, também se tornou o Flash por um período.

 

 

Os poderes do Flash

O Flash é conhecido principalmente por sua supervelocidade, permitindo-lhe correr em velocidades incríveis, atravessar dimensões, viajar no tempo e até vibrar suas moléculas para atravessar objetos sólidos. Ele também possui reflexos sobre-humanos, cura acelerada e a capacidade de criar redemoinhos de vento com suas mãos ou ao correr em círculos.

A força de aceleração

A Força de Aceleração é uma energia mística que alimenta os velocistas do universo DC. É através dela que o Flash e outros velocistas conseguem alcançar velocidades impossíveis. Em diversas histórias, a Força de Aceleração é retratada como um campo de energia vivo, que pode conceder ou retirar poderes dos velocistas.

Inimigos e aliados

Ao longo dos anos, o Flash enfrentou diversos vilões, sendo os mais conhecidos o grupo conhecido como Galeria de Vilões, que inclui Capitão Frio, Onda Térmica, Mestre dos Espelhos, Flautista e Mago do Tempo. Além disso, enfrentou ameaças cósmicas como o Flash Reverso, Zoom e Savitar.

Entre seus aliados, destacam-se membros da Liga da Justiça, como Superman, Batman e Mulher-Maravilha, além de outros velocistas como Kid Flash (Wally West e depois Bart Allen) e Jesse Quick.

 

 

Flash na Cultura Pop

O Flash expandiu sua presença para além dos quadrinhos, aparecendo em diversas animações, filmes e séries de TV. Um dos primeiros a interpretá-lo foi John Wesley Shipp na série dos anos 90. Mais recentemente, Grant Gustin deu vida ao personagem na série The Flash, do Arrowverse, enquanto Ezra Miller interpretou Barry Allen nos filmes do Universo Estendido da DC.

O legado do Flash

O Flash é um dos pilares do Universo DC, sendo um símbolo de heroísmo e determinação. Sua conexão com o tempo e o espaço faz dele um personagem essencial em histórias de viagens no tempo e realidades alternativas. Com várias gerações assumindo seu legado, o Flash continua sendo um dos heróis mais amados e respeitados do mundo dos quadrinhos.

 


 

E no próximo conteúdo da série: S-H-A-Z-A-M!

 

Crédito: José Renato Ribeiro

Crédito: José Renato Ribeiro