Obra que interdita posto de identificação de Cachoeira do Sul deve durar 30 dias

Por
Obra que interdita posto de identificação de Cachoeira do Sul deve durar 30 dias
CACHOEIRA DO SUL
18 de janeiro de 2024 - IGP / Crédito: MPRS

O posto de identificação de Cachoeira do Sul está temporariamente sem atendimento para emissão de carteiras de identidade. O edifício da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), que cede espaço para o atendimento do Instituto Gereal de Perícias (IGP), está passando por uma reforma no telhado. Prezando pela segurança dos servidores e cidadãos o local foi interditado até o fim da obra.

Os servidores do IGP estão realizando entregas de carteiras de identidade já solicitadas antes da interdição, prestando orientação aos cidadãos e realizando triagem de documentos. As entregas ocorrem no hall da universidade (Rua Sete de Setembro, 1040), das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 14 horas. O horário de atendimento é definido pela universidade.

O cidadão que não tem urgência para a emissão de um novo documento pode aguardar a liberação do serviço em Cachoeira do Sul. A população que precisa encaminhar a documentação com urgência pode buscar atendimento nos postos coligados ao Município, que são: Novo Cabrais, Cerro Branco, Paraíso do Sul, Agudo, Sobradinho, Rio Pardo e Lagoa Bonita do Sul. Estes postos coligados têm atendimento off-line, de modo que o cidadão precisa levar uma foto 3×4 e a coleta de impressão digital é feita em carimbo. Nestes casos o prazo para emissão do documento é de 40 dias úteis.

A cidade de Santa Cruz do Sul possui atendimento online, que é quando a foto do cidadão, a assinatura e a coleta papiloscópica é feita por meio digital no momento do atendimento. Nestes casos o prazo de emissão do documento é de 30 dias úteis.

A expectativa é que a obra deva ser finalizada em aproximadamente 30 dias.

A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita em qualquer momento. Quem tem o documento que era emitido pelo Instituto-Geral de Perícias até 2023 pode usar o RG até 28 de fevereiro de 2032.