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O trem. O Beco. Os trilhos

Na década de 70 os trilhos da Rede Ferroviária Federal cruzavam a área central de Cachoeira do Sul. Era bonito de ver os trens cargueiros e de passageiros vindos de Rio Pardo atravessarem bairros e, principalmente, a Rua Saldanha Marinho para seguirem para Santa Maria. Este movimento acontecia após saída ou chegada da estação férrea, que ficava onde hoje está a Praça Honorato Santos. Algumas vezes, os trens interrompiam o trânsito e até a passagem das pessoas.

Com o crescimento da cidade, a linha férrea teve que ser transferida para a zona norte e aí na área central ficou somente a lembrança dos trens. O prédio histórico da estação ferroviária foi derrubado, para que fosse aberto o prolongamento da Rua Sete de Setembro. O auge da passagem dos trens, entre eles, até a Maria Fumaça, ainda está na memória de muitos cachoeirenses.  

Um dos pontos por onde os trens passavam e atraíam a atenção de quem morava na redondeza era onde hoje está localizado o Beco dos Trilhos. A passagem dos trens era uma festa. O local na década de 70 já era caminho para a área central. Bastava que se tivesse cuidado para caminhar ao lado ou sobre os trilhos para sair na região dos engenhos. Algumas moradias já existiam no local. Todos se conheciam. A gurizada gostava de jogar futebol e bem perto tinha um campinho onde no final da tarde todos se reuniam para jogar bola, bolita e andar de bicicleta.

A saída dos trilhos da região central da cidade motivou uma corrida de muitas famílias, que passaram a construir moradias onde antes existia a linha férrea. Sem a devida atenção do poder público, o Beco dos Trilhos, como passou a ser chamado não tinha a devida assistência seja de saneamento básico e também de orientação para a construção das casinhas. Foi uma espécie de “invasão” e, com isto, foram abertos mais acessos à área.

Com o tempo, alguns governos municipais manifestaram atenção com o Beco dos Trilhos. Uma das ruas – a principal –  recebeu pavimentação e o Beco dos Trilhos passou a ser chamado Bairro Virgilino Jaime Zinn. Ora, ajudou, mas até hoje continua ser o Beco dos Trilhos e precisando de muita atenção pública.

A saída da linha férrea da região do Beco dos Trilhos também permitiu que fossem loteadas extensas áreas onde está hoje parte dos bairros Barcelos e do Soares. O crescimento da região tornou-se inegável e o Beco dos Trilhos cresceu de maneira desordenada. Este contexto, lamentavelmente, continua. O Beco dos Trilhos desta forma está eternizado na história da cidade.

 

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