Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

O que esperar para os próximos 10 anos da UFSM Cachoeira?

Crédito: UFSM/CS

Crédito: UFSM/CS

O campus da UFSM Cachoeira do Sul recebeu o público para mais uma edição do tradicional Viva o Campus, evento realizado uma vez por semestre em Cachoeira do Sul. Esta edição foi comemorativa aos 10 anos do Campus da UFSM no Município. As atividades de domingo (20) acabaram gerando uma pergunta entre os presentes quando o tema foi a trajetória da universidade em Cachoeira: e os próximos 10 anos?

Durante esses 10 anos, a UFSM/CS formou cerca de 300 profissionais e desenvolveu mais de 600 projetos de ensino. Atualmente, conta cerca de 812 alunos, sendo a Arquitetura o curso com mais acadêmicos ativos. O diretor do campus, Anderson Dal Molin, destaca o compromisso da pesquisa e extensão com projetos que contribuam com a comunidade. Em 2025, o campus irá receber seis programas de pós-graduação, nas áreas de: Agrobiologia, Arquitetura, Ciência do Solo, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Geografia.

Entre as atrações diversas, estavam 33 barraquinhas de pequenos empreendedores cachoeirenses, que iam desde artesanato, comidas e bebidas, até pinturas faciais, brinquedos e ilustrações. Além dos expositores, outras atividades foram organizadas para o lazer do público. Segundo a Universidade, 500 pessoas estavam presentes no evento.

Desde de abril deste ano, a UFSM organizou uma série de ações para comemorar os 10 anos do Campus Cachoeira do Sul. Além do Viva Campus, em julho também aconteceu um jantar de comemoração no mês junho. Segundo a direção do Campus, a maioria das atividades de integração propostas ao longo deste ano são alusivas ao aniversário.

Arquitetura UFSM/CS realiza trabalho direto com a comunidade

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo que fazem parte da Tríade

Além de fomentar o pequeno comércio local, o Viva o Campus é uma oportunidade dos estudantes mostrarem suas pesquisas e trabalhos para a comunidade. Um dos projetos de extensão divulgados no último domingo era a Exposição do  Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Tríade). Esta proposta visa permitir que estudantes de arquitetura, com auxílio de professores, desenhem sugestões de projetos tanto para a Universidade quanto para a comunidade.

Atualmente, 10 estudantes fazem parte do projeto. Segundo a estudante do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo, e presidente da Tríade, Anna Carolina Furin,  a iniciativa é uma forma de dar visibilidade aos projetos de extensão e incentivar que os alunos participem, além de contribuir como apoio das pessoas fora da vida acadêmica. A Tríade seleciona seus trabalhos pela inscrição no googole forms disponibilizado pelo Instagram (@triadeemaucs). Para angariar fundos para o trabalho, os alunos estavam vendendo cadernetas confeccionadas por eles com símbolos arquitetônicos da cidade, como o Château d’Eau e o cinema Coliseu.

Novidade: Projeto de extensão de Engenharia Mecânica tem objetivo de democratizar o conhecimento sobre minerais

Estudantes da Engenharia Mecânica que fazem parte do projeto de extensão: Engenharia do Saber: Mecânica e os Materiais, responsáveis pela exposição de materiais

O projeto de extensão “Engenharia do Saber: Mecânica e os Materiais” existe há menos de um mês, mas já foi popular na sua exposição no Viva Campus, principalmente entre as crianças. A proposta principal da iniciativa é levar o conhecimento dos materiais para as escolas de ensino básico de Cachoeira do Sul e região. No domingo, a exposição de minerais mostrava uma coleção pertencente à professora Camila Torres, responsável pelo projeto. Além disso, o trabalho também será exposto na 3ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação UFSM/CS, no dia 9 de novembro.

 

 

 

Oficina de Pipas, uma nostalgia à infância e uma diversão para as crianças

A disciplina de Introdução a engenharia do curso de Engenharia Mecânica organiza, há três edições do Viva o Campus, uma oficina de pipas. A proposta, aberta ao público geral, é dividida em cinco etapas, em uma mesa comprida, onde, na ponta final, você sai com sua pipa pronta. Conforme o professor Charles Rech, é uma forma dos alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ainda, terem contato com a comunidade, além de ser muito divertido.

Tudo que você pode fazer em um Viva Campus

Além dos projetos de extensão, você poderia encontrar uma variedade de produtos à venda nas 33 barraquinhas expostas no evento. Entre diversas cucas coloniais, doces e artesanato, os desenhistas Matias Streb e Jader Corrêa produziam desenhos na hora, além de venderem adesivos e HQs produzidas por eles.  Streb é ilustrador e quadrinista, e já trabalhou para a Marvel, DC, Game of Thrones, entre outros. É a segunda vez que expõe no Viva Campus, e, para ele, “dá visibilidade ao nosso trabalho, além de ser muito legal estar dentro do espaço da Universidade”.

Além disso, a tarde de domingo na UFSM/CS foi recheada de diversão para as crianças, com os brinquedos infláveis, e, para os adultos, com o torneio de vôlei organizado organizado pela Comissão Setorial de Avaliação do Campus (CSA). Quem quisesse, ainda podia levar para casa um novo amigo, a Associação Amigos dos Animais (AME) estava com filhotes de cachorros resgatados para adoção. E, se ainda não fosse o suficiente, você podia ganhar prêmios nos sorteios organizados pelo Senac – Cachoeira do Sul.

 

Professor Charles Rech conduzindo oficina de pipas
Matias Streb e Jader Corrêa desenhando e pintando
Filhote para adoção no Viva o Campus

Além disso, a tarde de domingo na UFSM/CS foi recheada de diversão para as crianças, com os brinquedos infláveis, e, para os adultos, com o torneio de vôlei por equipes organizado pela Comissão Setorial de Avaliação do Campus (CSA). Os participantes eram alunos e servidores da Universidade.  O pódio ficou:

1º lugar: No Pressure (Arthur de Freitas, Gabriel Bittencourt, Mariana Pereira e Martin Maruyama

2º lugar: Bola Quadrada (Tanane de Castro, Arthur Bromirsky, Pedro Antônio do Campo e Kauã Campos

3º lugar: Mecanimais (Enzo Manhabosco, João Vitor Spode, Arthur Lunkes e Juan Augusto Copetti)

As três equipes vencedoras do campeonato de vôlei da CSA / Crédito: UFSM/CS

Os primeiros passos da UFSM/CS

Em 11 de agosto de 2014 iniciava o primeiro semestre do campus UFSM/Cachoeira. Naquele momento, as aulas ocorriam em espaços provisórios, espalhados pela cidade. Foi apenas em 2019 que as primeiras turmas ocuparam a sede oficial, na Estrada da Ferreira. Aos poucos, os setores administrativos, laboratórios e demais atividades acadêmicas passaram a ser desenvolvidas na sede oficial.

A proposta principal para a UFSM/Cachoeira é de levar em conta as necessidades científicas e tecnológicas do Rio Grande do Sul. Além disso, pretende desenvolver a mesorregião Centro-Sul do estado.  Com o passar do tempo, essas ambições foram alcançadas, em  2023, os cursos que compõem o campi ficaram em  primeiro lugar na avaliação de ensino e aprendizagem interna da Universidade. Além disso, dos cinco cursos que fazem parte do campus (Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Transporte e Logística, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Engenharia Elétrica), três possuem conceito cinco (máximo) pelo Ministério da Educação (MEC).

Sair da versão mobile