O que é SEO off-page?
A melhor maneira de posicionar seu site entre os primeiros nos resultados de busca do Google é utilizando das táticas SEO, que otimizam os mecanismos de busca para aumentar o tráfego orgânico do site. Ter páginas bem estruturadas, com palavras-chave e conteúdos bem produzidos é essencial na otimização e são estratégias On-Page.
Ter um conteúdo fora das páginas de seu domínio, que direcionam os usuários para o seu conteúdo, também é essencial para a otimização de sites SEO. Por isso, existe o SEO Off-page. Conheça um pouco mais sobre esta estratégia.
Conheça o SEO Off-Page
SEO off page são táticas SEO que acontecem fora do seu site. Pode ser considerado como um conjunto de estratégias aplicadas fora das páginas do seu domínio, para demonstrar a relevância no mercado e, dessa forma, melhorar o posicionamento do site nos resultados dos mecanismos de busca.
Assim como as estratégias feitas dentro do site, o SEO On Page, as feitas fora do site desempenham um papel muito importante nas táticas SEO, porque ajudam tanto os mecanismos de busca quanto os usuários a terem percepções da autoridade do domínio.
Os conteúdos produzidos de forma externa, ou seja, fora do seu site, têm por objetivo direcionar os usuários para o seu domínio. Textos em blogs, redes sociais ou em páginas de diferentes sites ajudam no direcionamento do público para o seu domínio por meio da inserção de backlinks. Essa tática SEO é chamada de link building e ajuda a melhorar o posicionamento do seu site.
Características do SEO Off-Page
SEO Off-page não se limita apenas às táticas de link building. É uma estratégia que engloba todas as medidas adotadas off-page (fora do site). A construção de relacionamento com outros sites que publicam um conteúdo direcionado para o seu site, mesmo que não gerem backlink, pode ser considerada uma forma válida de otimização.
O Google, na hora de posicionar os sites, não considera apenas os backlinks como fatores de ranqueamento, mas também as menções feitas ao site ou domínio, como forma de avaliar a relevância de sua marca para o mercado. Os backlinks têm um maior peso na hora de avaliar o rankeamento do site, mas não são os únicos fatores considerados na hora do posicionamento.
O link building, normalmente, é considerado como a principal estratégia de SEO off-page, que também inclui táticas como marketing de conteúdo, citações locais, redes sociais e participação em podcasts.
Qual a importância do SEO Off-page
Para que o seu site esteja sempre bem posicionado entre os melhores resultados de busca, é importante considerar a estratégia SEO Off-Page como forma de melhor se posicionar em termos de pesquisa competitivos. Este tipo de estratégia precisa construir a autoridade do site, porque quanto maior a autoridade de um domínio, melhor posicionado ele é no rankeamento do Google.
Os fatores de rankeamento do SEO Off-Page
Em 1998, o Google criou uma inovação para os mecanismos de busca: o PageRank, que era um algoritmo inicial do buscador feito para classificar os sites e posicioná-los. Entre os fatores de rankeamento considerados na hora de ter uma estratégia de SEO Off-Page, os principais a serem considerados são a popularidade, diversidade, contexto, texto-âncora, confiabilidade e menções.
A popularidade foi um dos principais fatores criados para ranquear um site e posicioná-lo nos resultados de busca do Google, considerando o número de links recebidos pelo domínio e sua relevância.
A diversidade é um critério considerado na hora de determinar a relevância do domínio. Um site que direciona o usuário cem vezes para o seu domínio tem menos relevância do que cem sites diferentes direcionando um mesmo usuário para o seu site.
O contexto é avaliado pelo Google na hora de posicionar um site, que passou a entender que receber backlinks de páginas relacionadas à sua área é mais valioso para o fator de rankeamento. Por exemplo, uma página sobre futebol tem mais relevância ao receber backlinks relacionados a esse esporte, do que um domínio sobre carros que recebe backlinks sobre música.
O texto âncora é o trecho que direciona o usuário para o seu domínio, ao ser clicado. Este texto deve ter relação com a página de destino e ter sentido para o usuário que acessa o domínio.
A confiabilidade é baseada pelo trust rank, ou seja, o ranqueamento feio baseado na confiança do domínio. O Google classifica os sites mais confiáveis considerando fatores como a segurança, a idade do domínio e a qualidade do conteúdo.
As menções, por fim, são importantes fatores de rankeamento do Google dentro da estratégia de SEO Off-page. Assim como backlinks que redirecionam usuários para o seu domínio, simples menções podem ajudar na hora da classificação do seu site nos resultados dos mecanismos de busca.
Táticas do SEO Off-page
O link building deve ser a base de todas as estratégias de tipo SEO off-page, por conta do peso dado aos links pelo algoritmo do Google como fator de ranqueamento. O principal objetivo desta estratégia é a de aumentar a autoridade do seu domínio e links de sites com autoridade ajudam nisso, porque são um voto de confiança passado de um site para outro.
Os principais fatores considerados sobre a estratégia link building são a autoridade, os domínios únicos e a relevância do assunto publicado nas páginas do seu site. A autoridade é feita por meio do Authority Score, que é a pontuação de um domínio, feita considerando a qualidade geral de um site e informando quanto um backlink pode afetar o site.
O número de domínios raiz com links que direcionam para o seu site é um outro tipo de métrica essencial para o sucesso do link building. A diversidade do domínio deve ser um dos principais objetivos da sua estratégia SEO Off-page, uma vez que existe uma correlação clara entre o número de sites com links e posicionamentos mais altos.
Por fim, a relevância do assunto publicado no site é um importante fator de ranqueamento. O recomendado é ter como objetivo conseguir links de outros sites que se alinham ao seu conteúdo. Por exemplo, se o seu site possui conteúdo sobre marketing de performance, procure por outros domínios e páginas que tenham conteúdos relacionados.
SEO Off-page e o marketing de conteúdo
Na hora de pensar em marketing de conteúdo, muitos consideram apenas o SEO On-page, ou seja, conteúdos criados e publicados dentro do seu domínio. Porém, este tipo de marketing envolve, também, as estratégias de SEO Off-page, uma vez que qualquer conteúdo de relevância publicado em qualquer página da Web pode servir como forma de marketing de conteúdo.
A divulgação e o compartilhamento do conteúdo de seu domínio em outros sites pode ajudar nessa estratégia de marketing de conteúdo. O SEO Off-page pode utilizar algumas estratégias bem comuns deste tipo de marketing, como postagens em blogs, criação de infográficos, whitepares, e-books e a inserção de artigos de pesquisa e estudos.
Além das táticas de SEO Off-page citadas, uma das melhores formas de garantir um melhor posicionamento do seu site entre os resultados de busca do Google é procurando por uma consultoria SEO. Profissionais especializados nas táticas SEO, como analistas e redatores, podem proporcionar um melhor desempenho para o seu domínio.