Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

O que assar primeiro no churrasco?

Panela de Ferro Fundido churrasco

Panela de Ferro Fundido / Crédito: Divulgação

O que assar primeiro no churrasco?

Quem nunca quis fazer um churrasco no final de semana, após uma rotina de trabalho e de estresse? Além de escolher as melhores carnes, os melhores temperos e os utensílios, é preciso saber quais alimentos devem ser assados primeiro no churrasco e quais os cuidados necessários com o preparo dos mesmos.

O churrasco não é apenas uma refeição, mas sim um evento social, que pode ser feito para receber amigos ou ficar com a família. Confira as melhores dicas para realizar um churrasco perfeito.

Escolha a melhor churrasqueira

Antes de começar o preparo das carnes, tenha em mente que as chapas, panelas e churrasqueiras devem ser de qualidade. Os tipos de utensílios de ferro fundido, por exemplo, são ideais para os churrascos, porque retém mais calor e facilitam o preparo das carnes.

Planeje o churrasco

Planejar o churrasco é tão importante quanto saber a forma correta de assar as carnes. Um dos detalhes mais importantes está no momento de acender o carvão. Uma hora de contato com o fogo é o ideal para que as carnes possam começar a ser grelhadas. Assim que o carvão apresentar uma coloração branca ou cinza clara, é um sinal de que a churrasqueira está pronta para assar a carne.

Como acender a churrasqueira facilmente

Ao invés de apenas colocar o carvão e acendê-lo com fogo, existem algumas outras formas de garantir uma brasa adequada para preparar as carnes do churrasco. Uma dica é pegar metade de um pão francês, retirar o miolo, e encher de álcool em gel. Assim que feito, coloque-o em meio aos carvões e acenda com um fósforo.

Outra forma de acender a churrasqueira rapidamente é com pinhas de árvores. Em cidades arborizadas, é bem comum andar pelas ruas e encontrar diversas pinhas espalhadas pelo chão e, quem diria, que elas seriam úteis para o seu churrasco? Pegue pinhas bem secas, posicione-as no centro da churrasqueira e coloque fogo nelas com fósforos. Assim que feito, cubra-as com os carvões.

Existe uma forma de acender os carvões bem rapidamente que é feita com açúcar, fogo e álcool. Como o açúcar é derivado da cana, na hora que for derretido, funciona como um álcool para os carvões. Pegue papel higiênico e faça um “vasinho” e deposite bastante açúcar dentro. Em seguida, utilize um fósforo para colocar fogo no papel higiênico e cubra com os carvões.

A churrasqueira de ferro fundido irá reter mais calor durante o aquecimento das carnes. Então, lembre-se de que ela pode ser uma boa opção para quando os carvões precisarem ser acesos e reacesos constantemente.

Qual a ordem de preparo das carnes?

A ordem de assamento e preparo das carnes vai depender das escolhas feitas na hora de comprar as carnes. Alguns tipos de carne de longo assamento, como cupins e costelas, podem chegar a precisar de cinco horas na brasa. Por isso, lembre-se de colocá-las logo no início do churrasco, para que estejam prontas até o final do evento.

No caso de peças de carne de assado rápido, como contra-filé, fraldinha, picanha, maminha ou ancho, o preparo depende da quantidade de pessoas e da preferência das mesmas. Em churrascos com poucas pessoas, o ideal é começar pelas carnes de preparo rápido e assar os aperitivos, como tirinhas e asinhas de frango, em sequência. Em um churrasco maior, faça o contrário.

Os aperitivos como pão de alho, queijo coalho e legumes grelhados, indispensáveis nos melhores churrascos, também têm um tempo de preparo menor. Por isso, considere a quantidade de pessoas antes de decidir o que passar primeiro. Lembre-se que os legumes podem ser preparados em chapas de ferro, caso não queira tomar o espaço da churrasqueira.

Se linguiças fizerem parte do cardápio do seu churrasco, considere-as como aperitivos ou até “entradas”. Assar e grelhar linguiças na churrasqueira, estejam elas em espetos ou não, é algo muito fácil de fazer e nada demorado. Uma dica de preparo é furar as linguiças com garfos, para que não sequem enquanto forem aquecidas.

Utilize outros utensílios

A churrasqueira não é o único utensílio que pode ser usado durante um churrasco. As carnes são os alimentos preferenciais a ser feitos na churrasqueira, mas os aperitivos como legumes, pão de alho e queijo coalho não precisam, necessariamente, serem feitos na churrasqueira.

O pão de alho pode ser feito, por exemplo, em frigideiras e panelas de ferro para pão. Assim, a churrasqueira terá mais espaços para as carnes maiores, como costelas e cupins, que precisam de um tempo maior de preparo e tem de ficar constantemente sobre o fogo.

Sair da versão mobile