“O momento é de incerteza”, diz presidente da Afubra sobre SOS Agro RS

Por
“O momento é de incerteza”, diz presidente da Afubra sobre SOS Agro RS
RURAL
17 de julho de 2024 - Crédito: Dionis Henker

O Parque da Expoagro Afubra, em Rincão del Rey, município de Rio Pardo, sedia nesta sexta-feira (19), a segunda mobilização do SOS Agro RS, um movimento em prol da agropecuária gaúcha prejudicada pelas enchentes de maio. O encontro inicia às 10h30 com encerramento previsto para às 16 horas.

Para o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Laurindo Drescher, o encontro é de vital importância para os milhares de produtores rurais gaúchos que foram atingidos pela catástrofe climática de maio. “É preciso que o Governo Federal olhe com muito cuidado e trabalhe com as entidades ligadas ao meio rural na busca por soluções e auxílios aos produtores. O momento é de incerteza e precisamos fazer com que o produtor possa reparar os danos em suas propriedades e, ao mesmo tempo, possa planejar e executar as novas safras, independente de quais as culturas com que trabalha”.

A primeira mobilização ocorreu no dia 4 de julho, em Cachoeira do Sul, e entregou carta de reivindicações aos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta. O objetivo do encontro de sexta é pressionar o Governo a dar retorno às reivindicações enviadas.

O Movimento SOS Agro RS está sendo conduzido pelos agricultores gaúchos com o apoio da Fetag e Farsul que fazem a interlocução com o Governo Federal.