Elon Musk surpreendeu o mundo ao transformar o Twitter em X, sua ambiciosa criação que está destinada a ser o futuro da interatividade global. Mas o que quer dizer o X de Elon Musk? A mudança significativa foi anunciada pela CEO, Linda Yaccarino, que descreveu o X de Elon Musk como uma plataforma revolucionária centrada em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos e banco, tudo alimentado por inteligência artificial. Essa transformação visa criar um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades, conectando a todos nós de maneiras que nem podemos imaginar ainda.
Essa mudança para X também afeta os usuários, que agora devem se acostumar a chamar suas postagens de “Xs” em vez de tweets. O verbo “tuitar” também pode se tornar “xizar”, uma adaptação ao novo nome.
A mudança do logo do Twitter para X já impactou o app e o site, embora o design ainda mantenha os tons de azul característicos. O novo logo em forma de X substituiu o icônico passarinho Larry no canto esquerdo superior da interface.
Então, por que Elon Musk decidiu trocar o logo do Twitter por X? A razão é que o nome X está relacionado à empresa que Musk criou para controlar o Twitter, a X Corp. Essa mudança, de acordo com o próprio Musk, deveria ter sido feita há muito tempo, e a foto do novo logo projetado na sede do Twitter em San Francisco foi compartilhada por ele em suas redes sociais.
O objetivo final de Musk é transformar o X em um superapp nos moldes do WeChat chinês, que reúne serviços diversos em um único lugar, como mensageria, pagamentos e-commerce e muito mais. A visão de Musk é criar uma “praça digital” onde o X de Elon Musk vá além de ser apenas uma rede social, permitindo postar vídeos, comentários e também servindo como um canal para pagamentos criptografados.
Essa mudança provocou fortes reações entre os usuários do Twitter, especialmente porque o X tem o potencial de ser o primeiro superapp no Ocidente. Muitos já brincam com a possível influência do nome “X” sobre outras redes sociais, incluindo a Meta, criada por Mark Zuckerberg e conhecida como Threads.
O X é mais do que uma simples mudança de logo do Twitter; é a visão ousada de Elon Musk para transformar o modo como nos conectamos e interagimos na era digital. Essa transformação promete criar um novo padrão de interatividade global, e só o tempo dirá como o X impactará a sociedade e os negócios ao redor do mundo.
X de Elon Musk: saiba mais
O bilionário dono do Twitter Elon Musk demitiu parte da equipe responsável pela operação do Twitter (TWTR34) no Brasil ainda no começo do ano. Com a tendência de um quadro cada vez mais enxuto, o empresário demitiu os poucos responsáveis pela moderação de conteúdo da rede social no país.
A demissão do fim de semana é uma sequência de medidas que reverberam em uma onda de desligamentos do Twitter pelo mundo.
Em novembro, Elon Musk chegou a anunciar que a empresa não demitiria mais. No entanto,metade da divisão de infraestrutura também foi dispensada. Estimativas indicam que o total atual de funcionários do Twitter está em cerca de 2 mil profissionais. Eram 7,5 mil quando Musk adquiriu a plataforma.
A história do Twitter que virou X de Elon Musk
Twitter (estilizado como 𝕏) é uma renomada rede social e serviço de microblog que permite aos usuários compartilhar atualizações pessoais de até 280 caracteres, conhecidas como “tweets”. Essas mensagens podem ser enviadas e recebidas por meio do website do serviço, SMS e softwares de gerenciamento específicos.
As atualizações são exibidas em tempo real no perfil do usuário e também são entregues aos seguidores que optaram por recebê-las. Os tweets podem ser enviados através do site do Twitter, RSS, SMS ou aplicativos especializados em gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, embora o uso do recurso de SMS possa incorrer em cobranças por parte da operadora telefônica.
Fundado em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, o Twitter originalmente era conhecido como “Twttr” (sem vogais). O nome da rede social em inglês, “Twitter”, tem sua inspiração na palavra “gorjear”, sugerindo que os usuários estão “piando” pela internet. Desde seu lançamento nos Estados Unidos em julho de 2006, o Twitter conquistou enorme notoriedade e popularidade global, sendo frequentemente comparado ao “SMS da Internet”.
A plataforma tem sido amplamente utilizada por pessoas ao redor do mundo para se conectarem, compartilharem informações e interagirem em tempo real. Com sua crescente relevância, o Twitter se tornou uma das principais redes sociais, proporcionando um espaço único para o compartilhamento rápido e conciso de pensamentos e notícias.
Se você busca uma plataforma para interagir com o mundo, compartilhar insights e ficar por dentro das últimas novidades, o Twitter (𝕏) é uma opção para experimentar.
Leia também: Twitter aceita proposta de Elon Musk