Noz-pecã: Cachoeira sedia encontro de técnicos e produtores

Por
Noz-pecã: Cachoeira sedia encontro de técnicos e produtores
RURAL
2 de dezembro de 2024 - Noz-pecã: encontro em |Cachoeira do SUl terá troca de informações e conhecimentos / Foto: Divulgação

A Divinut, que possui a planta de descascamento de noz-pecã com maior capacidade instalada do Hemisfério Sul, vai reunir parte dos seus 4 mil produtores parceiros, para o X  Encontro de Produtores Parceiros Fornecedores. O evento acontece no dia 4 de dezembro, na sede da empresa em Cachoeira do Sul (RS), e será totalmente gratuito.

O objetivo é integrar ainda mais os produtores parceiros, através de palestras e painéis, onde os produtores também poderão visitar a planta de descascamento de nozes-pecã, além de conhecerem o maior viveiro do mundo de nogueira-pecã em raiz embalada. Ao longo do dia, serão 9 palestras e 4 estações de campo, além de vários expositores.

Na programação de abertura, o diretor da Divinut, Edson Ortiz, aborda em um painel sobre cenário da pecanicultura no Brasil e expectativas de exportação para próxima safra. Na sequência, painéis sobre boas práticas agrícolas e certificações; atualizações em podas de árvores em produção; manejo e produção de nozes-pecã no Peru; secagem das nozes para um armazenamento adequado; uso da irrigação; atualizações no uso de espaçamento e redutores de crescimento. A última parada é uma visita às estações do dia de campo: irrigação; colheita mecanizada; poda de árvores em produção e uso de drones em pomares de nogueira-pecã.

EXPORTAÇÕES DE NOZ-PECÃ

Em 2024, a Divinut marcou seu ingresso em um dos mais importantes mercados da pecã. Foram embarcadas 24 toneladas de noz-pecã descascadas com destino a Montreal, no Canadá, e para os Estados Unidos – este último, maior mercado mundial do fruto. Essa operação só foi possível porque a Divinut conquistou o registro no FDA [Food and Drug Administration], que rege toda a comercialização de alimentos e medicamentos nos EUA.

A empresa, com 24 anos de tradição, já tem mercado consolidado em exportação para outros países como Israel, Itália, Egito, Arábia Saudita a Espanha, o maior comprador das nozes brasileiras.

Os frutos exportados são provenientes de pomares parceiros, onde fazem parte cerca de 4 mil produtores distribuídos nos três estados da região Sul. A Divinut é especializada no beneficiamento de noz-pecã e na produção e fornecimento de mudas, com o maior viveiro de mudas com raízes embaladas do mundo instalado em Cachoeira do Sul. O Rio Grande do Sul responde por 80% da produção nacional do fruto.

SERVIÇO

O que: X  Encontro de Produtores Parceiros Fornecedores (exclusivo para fornecedores da Divinut)

Quando: 4 de dezembro (quarta-feira)

Onde: Sede da Divinut / BR-153, km 404, Passo do Moura, Cachoeira do Sul

Horário: 8h

Inscrições através do link: https://docs.google.com/forms/d/1sFEkFcpb07qOLSy13g_RBA2yvqKPHj-kCUC4UKSfbiA/viewform?edit_requested=true