Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Novo sistema de alertas da Defesa Civil será testado em 36 cidades

Cachoeira do Sul integra os municípios onde neste sábado será testado o novo sistema de alertas da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Por meio da tecnologia cell broadcast, qualquer telefone celular que esteja numa área de risco severo a extremo receberá o alerta, mesmo estando no modo “não perturbe”. Ferramenta é a mesma já utilizada nos Estados Unidos e Japão

As mensagens serão enviadas às 15h e 15h05min aos telefones celulares de moradores de 36 municípios. A partir de 4 de dezembro, o serviço estará disponível em todos os municípios gaúchos. Em Cachoeira, a Defesa Civil efetuou nesta sexta-feira (29) o cadastro de telefones para o recebimento dos alertas.

A nova fase de testagem do sistema busca mostrar o funcionamento da ferramenta na prática. O primeiro exercício do tipo foi feito em agosto, em Roca Sales e Muçum. A partir da próxima quarta-feira, a nova ferramenta funcionará em todas as cidades gaúchas e emitirá avisos visual e sonoro mesmo para quem não esteja cadastrado ou cujo aparelho esteja no modo não pertube ou silencioso, diferente das mensagens que chegam hoje por SMS e WhatsApp. Apenas telefones desligados é que não receberão os avisos.

De acordo com a chefe de comunicação da Defesa Civil do RS, tenente Sabrina Ribas, esse alerta, digamos assim, compulsório, bloqueia a tela do celular do usuário, bloqueia para qualquer outro tipo de aplicativo que esteja sendo ali utilizado pelo cidadão. “Ele emite esse alerta vibratório, esse sinal de bip, por cerca de 10 segundos, e o cidadão só vai conseguir continuar utilizando o seu aparelho celular depois que visualizar o conteúdo desse alerta”, afirma.

RECURSO É O MESMO UTILIZADO EM OUTROS PAÍSES

Para isso, o recurso utiliza uma tecnologia chamada cell broadcastque utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas de eventos severos e extremos em uma determinada região que esteja sob risco. O recurso é o mesmo utilizado no Japão e também nos Estados Unidos, onde é conhecido como amber alert.

Em emergências, um aviso aparece na tela do celular, que também começará a vibrar e emitirá um som específico. A notificação poderá ficar sobreposta a qualquer outro conteúdo na tela do celular. O alerta pode ser recebido por qualquer celular com as tecnologias 4G e 5G.

Veja as cidades que receberão o alerta de teste

Foto: Luis André / Secom/Governo do RS

Sair da versão mobile