Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Governo vai oferecer novos serviços digitais para a população

“O digital é uma oportunidade de desburocratizar e retirar os tantos balcões pelos quais o cidadão precisa passar”, disse Leite – Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

 

O Governo do Estado apresentou na manhã desta quarta-feira (6) mais uma etapa do processo de 100% dos serviços digitais. No Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite, ao lado do secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, fez o lançamento do portal unificado de serviços digitais, o rs.gov.br.
A plataforma é a porta de entrada para os serviços do Estado e centraliza 95 funcionalidades em um único endereço eletrônico. O nome, de fácil entendimento, remete a todo e qualquer canal governamental do RS.

Oito serviços são novidades:

A nova plataforma, de acordo com o governador, obedece ao conceito de governo digital que se baseia em algumas premissas. “Não podemos meramente reproduzir a burocracia analógica no digital. O digital é uma oportunidade de desburocratizar e de retirar os tantos balcões pelos quais o cidadão precisa passar para ter acesso a algum serviço”, disse Leite. “A vida é acelerada, e o governo acabou ficando para trás. Essa plataforma oferece serviços na velocidade da vida dos gaúchos”, acrescentou.

O novo portal foi elaborado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) com apoio das vinculadas Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs).

Diferentemente das iniciativas anteriores, o rs.gov.br não é um aplicativo e, sim, um portal responsivo (adaptável a qualquer dispositivo, seja tablet, celular ou computador), que disponibiliza a carta de serviços digitais em um mesmo ambiente. Nele, o cidadão encontrará em destaque uma barra de pesquisa e as demandas mais acessadas, entre outras funcionalidades. O ambiente remete ao modelo do GOV.BR, portal do governo federal.

OS NOVOS SERVIÇOS DIGITAIS

Consulta da Situação de Perícias em Veículos
Serviço do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Possibilita ao cidadão pesquisar a situação das perícias em veículos que estão sob a custódia do Estado como aqueles em depósitos, situação de veículos envolvidos em acidentes, roubos ou outros crimes.

Apresentação Virtual do Condutor
Serviço do Detran RS. O condutor inicia o processo, se apresentando como responsável pela infração de trânsito. Ou ainda, o proprietário do veículo inicia o processo, apresentando um motorista como responsável pela infração.

Guia Eletrônica de Pagamento para a Retirada de Veículo em Depósito
Serviço do DetranRS. O usuário que tiver seu veículo recolhido terá a opção de gerar a Guia de Arrecadação do Detran para pagamento das despesas de depósito. Após o pagamento, o proprietário poderá retirar o veículo diretamente no Centro de Remoção e Depósito correspondente.

CRLV Digital
Serviço do DetranRS em parceria com o Denatran. Agora, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é possível ter a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV – Documento do Veículo). São as versões digitais, com o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas. Elas trazem vantagens adicionais que propiciam uma maior mobilidade, praticidade e comodidade.

Escola RS
Serviço da Secretaria da Educação voltado para professores, gestores, pais e estudantes:

Chamar 192 – Samu
Serviço da Secretaria da Saúde. É o único aplicativo entre os oito novos serviços. A finalidade é dar celeridade ao atendimento pelas Centrais de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel (Samu). Ao instalar o aplicativo e cadastrar os dados, o acionamento ao serviço de urgência e emergência se torna muito mais prático e ágil ao cidadão. O app usa as informações cadastradas e os dados de GPS para indicar ao Samu a localização do solicitante.

Gestão de Sistemas Sociais
Serviço da Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Habilita projetos sociais e de empresas financiadoras por meio da Lei de Solidariedade na Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado do RS. Prestação de contas do uso de recursos recebidos para execução de projetos sociais no âmbito da mesma lei.

Alerta de furto e roubo
Serviço da Secretaria da Segurança Pública. O usuário autenticado na Central de Serviços poderá colocar um alerta de furto e roubo nos veículos que estiverem em sua propriedade. Após 24 horas, o alerta deixa de existir se não tiver uma ocorrência policial registrada para o veículo roubado.

Fonte: Ascom – Governo do RS

Sair da versão mobile