Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Novo Ensino Médio em debate na 24ª Coordenadoria de Educação

 

 

 

 

Professores em formação sobre o novo Ensino Médio. Foto: 24ª CRE

 

A 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Cachoeira do Sul, sediou na manhã desta segunda-feira (29) uma reunião de formação para sobre o novo Ensino Médio. Participaram dez escolas pilotos da região:  Instituto João Neves, Escola Liberato, Virgilino Jaime Zinn (Ciep), Dom Érico Ferrari, Érico Veríssimo, Catarina Bridi, Arroio do Tigre, Maria Ilha Baisch, Cerro Branco e Afonso Penna.
O encontro faz parte do cronograma de reuniões para estudos da Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) , Referencial Curricular Gaúcho, além de outros temas considerados importantes para começar em 2020 a implantação do Novo Ensino Médio.

Ficou definido que as escolas passarão a adotar o APP ISE, onde os professores já iniciarão o uso do aplicativo no mês de maio. O aplicativo implicará no uso digital para registro de presença, avaliações e informações pertinentes a aprendizagem. A responsável na CRE pelo novo Ensino Médio é a professora Sandra Scherer.

O que é o Novo Ensino Médio?
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
É um conjunto de orientações que deverá nortear a (re)elaboração dos currículos de referência das escolas das redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil. A Base trará os conhecimentos essenciais, as competências, habilidades e as aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educação básica. A BNCC pretende promover a elevação da qualidade do ensino no país por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas. A carga horária da BNCC deve ter até 1800, a carga horária restante deverá ser destinada aos itinerários formativos, espaço de escolha dos estudantes.

Sair da versão mobile