22.9 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 21 outubro, 2020 - 18:52
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Novo Cabrais zera fila de espera para cirurgia de catarata

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Cabrais conseguiu encaminhar todos os pacientes que estavam na fila de espera devido a catarata para realização de procedimento cirúrgico no Instituto de Oftalmologia em Faxinal do Soturno.

Com uma longa fila de espera e sem retorno por parte dos governos estadual e federal para realização das cirurgias eletivas de catarata, o Município realizou um mutirão, utilizando recursos próprios, e zerou a fila de espera. Todos os novos pacientes, que após o dia 9 deste mês procuraram a pasta municipal com o mesmo problema, já estão realizando consulta para posterior cirurgia.

A catarata é uma doença que afeta principalmente os idosos e tem como característica causar o embaçamento progressivo da visão. Entre os sintomas mais comuns estão a sensibilidade à luz, a visão escurecida e dificultada durante a noite. Nos casos mais avançados, o maior risco é a cegueira, que pode acontecer quando o tratamento não é realizado. “Não podíamos deixar estas pessoas esperando mais tempo, a catarata pode causar cegueira e, como não havia marcação através do SUS durante muito tempo, tivemos que encontrar uma alternativa para atender essa necessidade da população”, destaca o Secretário de Saúde, Leodegar Rodrigues.

Advertisement
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região