Tem algo melhor do que curtir a Festa da Alegria com amigos ou com a família? Pensando nisso e como forma de estimular o público a vir até a 38ª Oktoberfest, a organização da maior festa germânica do Rio Grande do Sul terá uma série de benefícios voltados aos turistas. Uma delas em especial para as excursões.
Na edição deste ano, grupos que se cadastrarem pelo site da 38ª Oktoberfest vão ter acesso a vantagens, como cupom de 10% de desconto para grupos de mais de 12 pessoas após o cadastro e compra de ingressos antecipados pelo site; estacionamento gratuito em área exclusiva para Excursões e atendimento especial da Coordenação de Atendimento ao Turista. Para ter acesso aos benefícios é necessário fazer cadastro CLICANDO AQUI.
A compra dos ingressos para o grupo deverá ser feita em uma única vez, conforme a quantidade de visitantes informada. Os cupons de desconto são gerados exclusivamente para cada grupo e terão validade para compras únicas. “Queremos que o turista venha para se divertir, para curtir cada momento da 38ª Oktoberfest. Por isso nos preocupamos em ter mais uma ferramenta de incentivo a esse público que vem de fora da cidade”, destaca o presidente da Festa, João Goerck.
A 38ª Oktoberfest e Feirasul 2023 está marcada para ocorrer de 5 a 8, 11 a 15 e 19 a 22 de outubro. Os eventos são organizados em parceria pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e o Município de Santa Cruz do Sul. Os shows nacionais da edição 2023 são: Ana Castela + Banda K’necos (dia 7), Hugo & Guilherme (dia 11), Henrique & Juliano e Rayane & Rafaela (dia 14), Baile do Nêgo Véio (Alexandre Pires) + Brilha Som (dia 20) e Maiara & Maraísa + Corpo e Alma (dia 21). O DJ Cabeção também integra a programação, dias 7, 20 e 21 de outubro.
Queijo de cerveja?
Entre os destaques da 38ª Oktoberfest e Feirasul está a grande variedade gastronômica que promete conquistar o paladar do público entre os dias 5 a 8, 11 a 15 e 19 a 22 de outubro. Nesta edição, a Festa da Alegria vai contar com a 2ª Feira da Agricultura Familiar com a participação de 30 agroindústrias comercializando produtos coloniais como cucas, bolachas, conservas, geleias, doce de leite, embutidos, erva-mate, mel, queijos, sucos, entre outros. Uma das novidades do espaço este ano será o lançamento do Queijo de Cerveja, da Queijaria Dorf, de Teutônia.
Além disso, haverá dez agroindústrias com a venda de artesanato rural, floriculturas rurais e sementes crioulas. A exemplo de 2022, quando foi um sucesso de público e vendas, a Feira ocorre no Pavilhão da Agricultura Familiar, montado próximo ao Ginásio Poliesportivo. Segundo o coordenador da Agricultura Familiar da Oktoberfest, Carlos Corrêa da Rosa, entre as agroindústrias participantes estão quatro premiadas na Expointer 2023: Estrelat, de Estrela, com 1º lugar em Doce de Leite; Agroindústria Hermes, de Arroio do Tigre, com o 2º lugar em linguiça suína defumada; a Laticínios Pipo, de Nova Roma do Sul, com o 2º lugar em Queijo colonial; e a Doces Silva, de Santo Antônio da Patrulha, com o 2º lugar em melado.
Rosa acrescenta que agroindústrias de 36 municípios irão expor na Oktoberfest e Feirasul, sendo oriundas do Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e outras regiões do Estado. “A Feira da Agricultura Familiar tem grande importância, pois oferece produtos de qualidade diretamente ao consumidor final, gerando renda e a oportunidade da permanência de jovens no meio rural, uma vez que eles tornam-se empreendedores dos negócios das famílias com a participação em feiras de grande porte como essa”, destaca.
Confira as agroindústrias participantes:
Cachoeira do Sul – Delícias Caseiras – Biscoitos, cucas e pães
Barros Cassal – Sabor Caseiro – Bolachas, biscoitos, pão e cuca
Canguçu – Destilaria Alto da Cruz – Cachaça e açúcar mascavo
Ivoti – Weber Haus – Cachaça e licor
Pinto Bandeira – Destilados Santin/Sabores Serra – Cachaças e licores
Dona Francisca – Brot Haus – Batatas fritas e wafers
Vera Cruz – Agroindústria Du Lu – Conservas e geleias
Estrela – Estrelat – Doce de Leite
Vera Cruz – Agroindústria Schunke – Embutidos
Passo do Sobrado – Agroindústria Embutidos Ferreira – Embutidos
Arroio do Tigre – Agroindústria Hermes – Embutidos e cucas
Putinga – Sabor e Tradição – Erva mate
Cristal – Morangos da Rosa – Geleias
Canela – Sítio das Goiabeiras – Geleias e compotas
Vera Cruz – Agroindústria Pöeter – Mel
Bom Princípio – Tchê Mel – Mel
Vera Cruz – Agroindústria Finger – Panificados e chips de aipim
Pelotas – Agroindústria Casa Amarela – Queijo, doce de leite e rapadura
Teutônia – Queijaria Dorf – Queijos
Nova Roma do Sul – Laticínios Pipo – Queijos e ricota
Vera Cruz – Produtos da Liane – Rapadura, melado, entre outros
Vera Cruz – Rapadura Caseira Andréas – Rapadura, melado, entre outros
Vera Cruz – Agroindústria Rapaduras Eichner – Rapadura, melado, entre outros
Santo Antônio Patrulha – Doces Silva – Rapaduras e bala banana
Não-Me-Toque – Embutidos Weber – Salame, copa e linguiça
Sarandi – Agroindústria Embutidos Araldi – Salame, torresmo e copa
Porto Alegre – Chácara Vila Nova – Sorvete, sucos e geleias
Vera Cruz – Agroindústria polpas e sucos Bartz – Sucos e polpas de frutas
Osório – Agroindústria Agrosório – Sucos e polpas de frutas
Dois Lajeados – Vinícola Baggio e Filhos – Sucos e vinhos
Segredo – Artesanatos Márcia e Sidônia – Artesanato porongo e pinha cipó
Santa Cruz do Sul – Basteleihaus – Artesanato rural
Sinimbu – Artehaus – Artesanato, porongo e esponja
Sinimbu – Iraci Artesanato e Flores – Artesanato e suculentas
Frederico Westphalen – Cuias Trevisol – Cuias
Passo do Sobrado – Casa das Bromélias – Bromélias e suculentas
Rio Pardo – Viveiro Bella Flor – Flores e folhagens
Rio Pardo – Viveiro Eisenhardt – Floricultura rural
Morro Redondo – Espaço EcoAr – Kokedamas, suculentas e incenso
Vale Verde – Sementes Criolulas – Sementes crioulas