Começaram em Cachoeira do Sul as aulas ministradas através do Programa Educacional de Resistência e à Violência (Proerd). Ao todo, nove escolas recebem instrutores do 35º Batalhão de Polícia Militar (Brigada Militar) de Cachoeira do Sul. As escolas beneficiadas são as seguintes: Getúlio Vargas, Vital Brasil, Mário Godoy Ilha, Diva Costa Fachin, Cândida Fortes Brandão, Liberato Salzano Vieira da Cunha, Antônio Vicente da Fontoura, Bairro Carvalho e Totem serão contempladas com o programa neste semestre, para a s turrmas do 5° ano.
O programa realizado pela Brigada Militar consiste no empenho cooperativo da Polícia Militar, da escola e da família com objetivo de preparar crianças e adolescentes, para que consigam tomar decisões seguras e responsáveis na condução de suas vidas, bem como a resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência.
Conforme a soldado Gabriele, integrante do 35°BPM e instrutora do Proerd, o programa é um diferencial para as escolas contempladas, pois, as crianças são devidamente orientadas a tomar sábias decisões. “Elas aprendem a serem confiantes e responsáveis, o que nos dias de hoje é muito importante, pois quando um jovem entra para o mundo das drogas, não é porque ele desconhece os malefícios que elas causam, e sim porque quer se auto afirmar perante um determinado grupo”, salientou Gabriele.