Nova versão do WhatsApp Web irrita usuários

Por 13 de abril de 2022

A nova versão do WhatsApp Web permite que os usuários acessem mensagens mesmo quando não estão com o celular próximo. No entanto, a ferramenta tem causado irritação entre usuários por não funcionar da forma esperada.

A lista de reclamações inclui demora de carregamento e o histórico de mensagens não aparecer.

Na nova versão, é possível acessar as mensagens em até quatro dispositivos diferentes ao mesmo tempo.

Como funciona?

Antes da atualização, o celular funcionava como um dispositivo primário e era a fonte para acessar as mensagens. O computador apenas “espelhava” o conteúdo. Com o novo WhatsApp Web, o celular criptografa um pacote de mensagens de conversas recentes e as transfere para o dispositivo recém-vinculado. O novo dispositivo recebe uma “chave” para baixar, descriptografar e armazenar as informações que estão no celular. Depois que o processo é completado, o computador apaga a “chave”, mas ainda consegue acessar o histórico de mensagens.

O novo WhatsApp Web ainda perdeu recursos, como a lista de transmissão, a troca de mensagens com o próprio número e a sincronização do pacotes de figurinhas entre os dispositivos.

O WhatsApp divulgou que trabalhaem melhorias na versão web, como suporte à visualização de links, localização em tempo real em dispositivos vinculados e a sincronização de chats excluídos.