O recebimento de 720 doses da vacina Pfizer – conforme a reportagem do Portal OCorreio antecipou – marca o início, nesta terça-feira (25), de uma nova etapa do plano municipal de imunização contra a Covid-19. Tendo em vista o diferencial em relação aos imunizantes CoronaVac e AstraZeneca no que se refere a quesitos como refrigeração, diluição e preparo para aplicação, a Secretaria da Saúde não planejou a estratégia drive thru nesta fase. Entretanto, a pasta decidiu ampliar a imunização para as salas de vacina dos nove postos de saúde da rede e avançou a lista de públicos a serem abrangidos para a primeira dose.
Nesta etapa, por exemplo, amplia-se grupos como o de profissionais de educação, que inicialmente focava os níveis básico e médio, e a partir de agora, incluirá professores universitários. As novidades ficam por conta de grupos como de trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, caminhoneiros e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Os militares não foram atendidos nesta fase por encontrarem-se na janela das vacinas de rotina aplicadas nos últimos dias pela equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).
QUEM PODE FAZER A VACINA?
* Gestantes com comorbidades (mediante avaliação médica e apresentação de atestado ou laudo médico)
* Deficientes permanentes graves (auto-declarados ou mediante apresentação de documentos comprobatórios)
* Comorbidades a partir dos 18 anos
* Idosos com 60 anos ou mais que ainda não tenham vacinado
* Profissionais da educação de níveis básico ou médio
* Profissionais da educação dos níveis universitário, profissionalizante ou EJA
* Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros
* Caminhoneiros
* Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
ONDE PROCURAR A PRIMEIRA DOSE?
Os nove postos de saúde da rede pública: US1/INSS, US4/Centro Social Urbano, US14/Bairro Marina, ESF1/Bairro Promorar, ESF2/Bairro Carvalho, ESF3/Bairro Noêmia, ESF4/Bairro Barcelos, ESF5/Bairro Tupinambá, ESF7/Bairro Ponche Verde