O programa de cadastramento e chipagem dos cavalos de tração de carroças em Cachoeira do Sul tem sequência de terça-feira a quarta-feira. Neste dois dias, são chamados os proprietários de carroças que residem na zona norte de Cachoeira do Sul ou de outras regiões que não participaram da primeira etapa na semana passada. Desta vez o cadastramento será lado do Posto Marina, no Bairro Marina, das 7h30 às 11h30 e das 14 horas às 17 horas
Na semana passada, na primeira etapa que aconteceu no Centro Esportivo Municipal, foram cadastrados 72 carroceiros e 94 cavalos. O cadastramento foi uma determinação do prefeito José Otávio Germano, com o objetivo de regulamentar a utilização de veículos de tração animal no perímetro urbano.
Todos os proprietários de animais que os utilizam para tração, devem fazer o cadastro, inclusive dos cavalos que não estão em serviço atualmente.
Os animais receberão um chip e, a partir do mês de abril, o setor de trânsito da Secretaria de Obras fará a fiscalização através de uma máquina leitora de chip. A falta de cadastro poderá acarretar em recolhimento do animal e da carroça.
Durante a chipagem, os animais passarão por avaliação veterinária. É também um médico veterinário que aplicará o chip. Segundo o coordenador do Centro Municipal de Proteção Animal, Renier Paschoal, a ação tem também o objetivo de evitar/diminuir as fugas de animais que causam transtornos e acidentes.
Agenda
Quando: 29 e 30 de março
Horário: das 7h30 às 11h30 e das 14 horas às 17 horas
Local: ao lado do Posto Marina (Avenida dos Imigrantes), principalmente para os proprietários que residam no interior e bairros próximos
Documentos: os proprietários devem levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência e o animal para receber o chip de identificação.
Importante
A chipagem dos cavalos é um trabalho que acontece em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente através do Cempra, Secretaria de Inclusão Social, Secretaria de Obras e Secretaria de Agricultura e Pecuária.
Texto: Patricia Miranda