Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Noturno e Wolverine: qual origem da amizade deles?

Noturno e Wolverine / Crédito: Marvel

Noturno e Wolverine / Crédito: Marvel

Wolverine nunca teve um amigo mais devotado a ele do que Noturno. Um solitário rude quando se juntou aos X-Men , Wolverine inicialmente tinha pouca paciência para a brincadeira e o coração mole de Noturno, mas o charme de Kurt Wagner rapidamente o conquistou. Ao longo dos anos, Wolverine confiou em Noturno para leviandade e risos e, durante tempos difíceis, valorizou sua sabedoria e orientação.

WOLVERINE (2024) #1 de Saladin Ahmed e Martín Cóccolo encontra Logan precisando de seu melhor amigo mais uma vez. Com sua alma despedaçada após a queda de Krakoa , Logan se retirou para o deserto canadense, e cabe a Noturno lembrá-lo de que seu lugar é com os Uncanny X-Men! Saiba por que Kurt é o único que pode trazer Logan para casa revisitando momentos cruciais em sua história.

WOLVERINE (2024) #1 arte de Martín Cóccolo, Bryan Valenza e Cory Petit do VC

Como Wolverine e Noturno se conheceram 

Wolverine e Noturno se juntaram aos X-Men em GIANT-SIZE X-MEN (1975) #1 por Lein Wein e Dave Cockrum . De todos os X-Men, Wolverine sentiu que Noturno — a quem ele carinhosamente apelidou de “elfo” — era o único que o via como mais do que um animal. Kurt logo se tornou seu parceiro regular de treino e companheiro de bebida.

Em CLASSIC X-MEN (1986) #4 por Chris Claremont e John Bolton , enquanto os dois aproveitavam as rodadas no ponto de encontro local dos X-Men, Wolverine desafiou Kurt a remover o indutor de imagem que disfarçava sua aparência diabólica e andar abertamente pela cidade. Noturno concordou e ficou surpreso com o quão amigável a maioria das pessoas agiu com ele. Quando um grupo de homens reagiu por medo e ameaçou violência, Wolverine rapidamente o defendeu. A experiência colocou Noturno no caminho para se tornar mais confiante com sua verdadeira forma e ele se sentiu grato a Wolverine por lhe dar o empurrão que ele precisava.

CLASSIC X-MEN (1986) #4 arte de John Bolton, Glynis Oliver e Tom Orzechowski

Uma conexão mais profunda entre Wolverine e Noturno

Em uma aventura na Terra Selvagem em UNCANNY X-MEN (1963) #115 por Claremont e John Byrne , Wolverine se sentiu em casa nas selvas indomáveis, e Kurt viu o lado mais gentil de Logan, especialmente através de suas interações com o tigre dente-de-sabre Zabu . No entanto, Kurt também testemunhou a brutalidade de Wolverine em primeira mão quando ele foi forçado a matar os guardas do vilão Garokk , algo que ia contra tudo em que Kurt acreditava.

Após a morte de Jean Grey , Logan retornou ao Canadá para amarrar pontas soltas com sua antiga equipe Alpha Flight em UNCANNY X-MEN (1963) #139 por Claremont e Byrne. Kurt o acompanhou e, depois de assistir Wolverine alcançar seus velhos amigos Mac e Heather Hudson , ele percebeu que Wolverine era muito mais humano do que ele deixava transparecer. Durante esta viagem, Kurt finalmente aprendeu o nome de Wolverine. Após um confronto angustiante com o Wendigo , eles refletiram sobre a morte e suas diferentes visões sobre ela — a primeira de muitas conversas que os dois compartilhariam.

UNCANNY X-MEN (1963) #140 arte de John Byrne, Terry Austin, Glynis Wein e Tom Orzechowski

A ninhada

Quando os X-Men foram capturados pela Ninhada e implantados com ovos, eles descobriram que era apenas uma questão de tempo antes que eles próprios fossem transformados em membros da espécie alienígena parasita. Embora o fator de cura de Wolverine o tenha poupado, ele procurou confortar Noturno durante essa hora sombria em UNCANNY X-MEN (1963) #165 por Claremont e Paul Smith .

Logan pegou Noturno rezando e os dois trocaram suas opiniões sobre religião. Kurt se preocupou que a falta de crença de Logan em qualquer coisa o deixasse solitário, mas Wolverine ressaltou que eles tinham um ao outro. No espaço profundo durante o que eles pensavam que seriam os momentos finais dos X-Men, Wolverine se abriu para Kurt como nunca antes, solidificando sua amizade.

UNCANNY X-MEN (1963) #165 arte de Paul Smith, Bob Wiacek, L. Varley e Tom Orzechowski

Lições

Em UNCANNY X-MEN (1963) #183 por Claremont e John Romita Jr. , Wolverine queria dar uma lição em Colossus depois que ele partiu o coração de Kitty Pryde . Noturno foi junto caso a raiva de Logan o dominasse. O trio acabou em um bar na cidade que, coincidentemente, Juggernaut também escolheu visitar naquela noite.

Quando uma briga começou entre Juggernaut e Colossus, Wolverine persuadiu Noturno a ficar parado e deixar Colossus se machucar um pouco. Embora Kurt achasse que Logan estava sendo duro, ele entendeu que Wolverine se importava profundamente com Colossus e Kitty. Eles discutiram os sentimentos de Colossus e como a separação do jovem casal poderia afetar a equipe que agora viam como família.

UNCANNY X-MEN (1963) #183 arte de John Romita Jr., Dan Green, Glynis Wein e Tom Orzechowski

Viagens de carro

Após o fechamento da escola na esteira de ” Complexo de Messias “, Logan, Kurt e Colossus viajaram pela Europa juntos em UNCANNY X-MEN (1963) #495 por Ed Brubaker e Mike Choi . Quando não estavam entrando em brigas de bar ou derrotando Omega Red , os três X-Men relembraram tempos mais simples e questionaram o que viria a seguir para o sonho de Xavier

. Durante outro período de turbulência em NATION X (2009) #1 por James Asmus e Michael Allred , Noturno e Wolverine desfrutaram de uma viagem de carro pelo país juntos. Enquanto Ciclope liderava todos os mutantes para uma nova nação insular chamada Utopia, Kurt questionou se os X-Men estavam tomando a decisão certa. Pela primeira vez, Wolverine agiu como o otimista. Ele concordou que, embora Utopia não representasse a coexistência pela qual os X-Men sempre se esforçaram, força e união eram necessárias, dadas as circunstâncias terríveis dos mutantes. Eles brincavam sobre suas vidas estranhas e esperavam por dias melhores enquanto viajavam para seu novo lar.

NATION X (2009) #1 arte de Michael Allred e Laura Allred

Morte do Nightcrawler

Durante ” Second Coming “, Noturno se sacrificou enquanto defendia o messias mutante, Hope Summers . Logan não conseguiu conter sua raiva, até mesmo atacando Ciclope e Hope durante o funeral de Kurt.

Tornando a perda ainda mais difícil, a morte de Noturno ocorreu momentos depois que ele soube que Wolverine liderava a X-Force , um esquadrão secreto organizado por Ciclope para caçar os inimigos dos mutantes sem piedade. Wolverine odiava que Kurt morresse sabendo o tipo de homem que Wolverine realmente era, mas não se arrependeu de seu envolvimento com a X-Force. Ele só queria ter matado mais inimigos para que talvez Kurt ainda estivesse vivo.

Uncanny X-Men (1963) #524 arte de Terry Dodson, Rachel Dodson, Justin Ponsor e Joe Caramagna do VC

Reunidos

Embora tenha sido recompensado com o paraíso eterno, Noturno sabia que os X-Men ainda precisavam dele e lutava para aproveitá-lo.

Quando Azazel — o mutante que se pensava ser o pai de Kurt na época — começou a invadir os céus em busca de almas em AMAZING X-MEN (2013) #1 de Jason Aaron e Ed McGuinness , Noturno recrutou Bamfs, pequenas criaturas que se assemelhavam a ele, para transportar os X-Men para a vida após a morte para ajudar.

Wolverine e os X-Men corajosamente se aventuraram no grande além, onde Wolverine caiu nas profundezas geladas do Purgatório. Motivado pela fé de que Noturno os havia levado até lá e seria capaz de voltar com eles, Wolverine caminhou penosamente pela paisagem congelada sem fim. Bem quando ele estava à beira do colapso, Noturno chegou para resgatá-lo e os dois desfrutaram de uma reunião emocionante. Juntos, eles derrotaram Azazel, e tanto os X-Men quanto Noturno retornaram à terra dos vivos.

Kurt ficou feliz em saber que, após sua morte, Wolverine se separou de Ciclope e reabriu a escola de Xavier, agora chamada de Escola Jean Grey. Ele se juntou a ele alegremente como professor, mas sua decisão de rejeitar o céu o atormentou. Em NIGHTCRAWLER (2014) #3 de Claremont e Todd Nauck , foi a vez de Wolverine oferecer orientação espiritual enquanto encorajava Kurt a aproveitar ao máximo sua segunda chance.

Infelizmente, a tragédia logo aconteceu novamente. Wolverine havia perdido seu fator de cura e, embora Noturno implorasse para que ele diminuísse o ritmo, ele encontrou seu fim enfrentando velhos inimigos. Noturno só podia rezar para que Wolverine finalmente tivesse encontrado paz enquanto celebrava a vida histórica de seu querido amigo em NIGHTCRAWLER (2014) #7 de Claremont e Nauck.

AMAZING X-MEN (2013) #4 arte de Ed McGuinness, Dexter Vines, Marte Gracia e Joe Caramagna do VC

Krakoa e além

Wolverine retornou a tempo para inaugurar a Era Krakoana . A fundação da nação mutante encorajou facções antimutantes que se uniram e construíram uma estação Mother Mold que agitava Sentinelas orbitando o sol. Wolverine e Nightcrawler se juntaram à equipe enviada para destruí-la em HOUSE OF X (2019) #3 por Jonathan Hickman e Pepe Larraz . Apesar do perigo desta missão, Nightcrawler e Wolverine não demonstraram medo, mesmo depois de se tornarem a esperança final para seu sucesso. Eles compartilharam palavras sobre o que os esperava após a morte enquanto Nightcrawler os teletransportava para fora da estação para derrubar Mother Mold. Nightcrawler se desintegrou instantaneamente, enquanto Wolverine usou seus últimos momentos para enviar a monstruosidade despencando no sol. Graças ao milagre da ressurreição mutante , um processo possibilitado por cinco mutantes, Wolverine e Nightcrawler renasceram juntos em Krakoa , finalmente capazes de desfrutar da beleza do que trabalharam tanto para alcançar.  A trágica perda de Krakoa fez com que Wolverine virasse as costas para o mundo e abraçasse a fera interior. Felizmente, Nightcrawler nunca desiste e está pronto para fazer o que for preciso para levantar o espírito de seu melhor amigo.

House of X (2019) #3 arte de Pepe Larraz, Marte Gracia e Clayton Cowles do VC
Sair da versão mobile