Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Nota fiscal eletrônica: as vantagens de usar um sistema de gestão

Vantagens do Sistema de Gestão na Emissão de Notas Fiscais

Emitir nota fiscal eletrônica é uma obrigação de qualquer empresa que comercializa produtos ou serviços. Apesar da obrigatoriedade e da frequência com que a tarefa é executada, a emissão de NFs nem sempre é fácil e está sujeita a erros que podem ser muito perigosos para o negócio. Afinal, deixar de declarar ganhos é ilegal e pode resultar em cobranças dos órgãos fiscalizadores.

Pensando nisso, e em facilitar o seu trabalho, resolvemos falar um pouco mais sobre os desafios que permeiam a emissão da nota fiscal eletrônica. Vamos listar algumas dicas para realizar essa tarefa corretamente e, também, iremos elencar as vantagens de contar com um sistema de gestão, que deixará a sua rotina contábil muito mais segura, prática e eficiente.

Se você é leigo no assunto ou deseja aprofundar seus conhecimentos no tema, continue com a gente até o final.

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

A nota fiscal eletrônica é um documento de controle, que registra toda e qualquer comercialização realizada por uma empresa. Existem modelos diferentes de NF-e, de acordo com a atividade executada. Uma nota fiscal de produtos é diferente de uma nota fiscal de serviços, por exemplo.
Emitir a nota fiscal sempre que um produto ou serviço é vendido é obrigatório para pequenas, médias e grandes empresas e até mesmo para o Microempreendedor Individual (MEI), quando ele presta serviço para uma pessoa jurídica.

Quando deixa de fazer esse registro, a empresa também está se eximindo de pagar os impostos decorrentes desta transação e, claro, está sujeita às penalidades impostas pelos órgãos fiscalizadores, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

Qual o objetivo da emissão da nota fiscal eletrônica?

Além de manter a empresa legalizada, a emissão de NF-e também é uma importante ferramenta de gestão financeira, pois auxilia o registro das entradas e das saídas de valores, mantendo o fluxo de caixa organizado.

Outra função da nota fiscal eletrônica é facilitar o direito do cliente de solicitar troca ou reembolso de valores, se for o caso, diante de alguma irregularidade no serviço prestado ou produto vendido.
Devido à importância e à necessidade da emissão da NF-e, é de extrema importância que os erros durante essa operação sejam evitados a todo custo.

Mesmo que a função seja específica de uma única pessoa, por ser uma tarefa repetitiva e bastante burocrática, é possível, sim, que algumas falhas aconteçam, como a inserção de dados errados ou incompletos.

O que é preciso para emitir uma NF-e corretamente?

A emissão de NF-e é um trabalho basicamente operacional, recorrente e por vezes, cansativo. Por isso, requer muita atenção, empenho, organização e cautela para que tudo saia dentro do esperado. Confira algumas dicas:

– saber o tipo de nota fiscal

Como vimos, existem tipos diferentes de nota fiscal e, antes de emitir uma, é preciso saber qual é a que você precisa. Conheça as principais:

– conhecer o regime tributário

O regime tributário vai influenciar na definição das taxas que incidem sobre os impostos cobrados. Portanto, não deixe de falar com o seu contador para evitar conflitos de informações. Os regimes tributários vigentes no país, são:

– fazer os cálculos corretamente

O valor que deve constar na nota fiscal é o integral, mesmo que haja descontos ou porcentagens repassadas para outras pessoas, como acontece nos programas de afiliados, em que os lucros são repartidos entre o produtor e o afiliado.

– atualizar os impostos

Mais uma vez, o seu contador deve auxiliar nessa tarefa, uma vez que os impostos aplicados podem sofrer variações e a sua nota fiscal deve conter sempre informações atualizadas.

– preencher as informações exatas

Aqui, é importante ter foco e atenção para evitar erros bobos. Esquecer de um único algarismo já é suficiente para danificar toda a operação. Portanto, insira as informações exatamente como estão na nota.

– As vantagens de usar um sistema de gestão para emitir NF-e

Usar um sistema de gestão para emitir NF-e é uma forma de automatizar e facilitar esse trabalho que, por ser manual, está sujeito a falhas, naturalmente. Agilizando essa tarefa, a empresa ganha mais produtividade e pode contar com novas oportunidades no seu negócio. Vamos conhecer as vantagens desse sistema:

– Redução de erros

Ao adotar um sistema de gestão na emissão de nota fiscal eletrônica, os erros são reduzidos drasticamente, uma vez que todas as etapas são realizadas de forma automática, sem interação humana.

Deseja mais dicas sobre gestão financeira eficiente? Conheça a Omie e impulsione o crescimento da sua empresa.

Sair da versão mobile