Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

No centenário de nascimento de Simão Sklar, projeto prevê homenagem

Simão Sklar completaria 100 anos em 2024 / Crédito: Arquivo

Simão Sklar completaria 100 anos em 2024 / Crédito: Arquivo

O vereador Itamar Luz (Progressistas) protocolou – nesta quinta-feira (14) – um projeto de lei na Câmara prevendo homenagem a Simão Sklar, que motivou repercussão nacional ao se formar na Ulbra/Cachoeira do Sul aos 94 anos, em 2019. De acordo com a proposição, um trecho urbano em intersecção com a Rua Antônio Gomes de Campos (Bairro Ponche Verde), passaria a se chamar “Rua Simão Sklar”.

Simão Sklar nasceu em 25 de dezembro de 1924. Morou por décadas no Centro de Cachoeira do Sul, na Rua Saldanha Marinho. Casado com Alzira Carvalho Sklar, teve quatro filhos: Gastão Carvalho Sklar, Liane Sklar Fernandes, José Luiz Carvalho Sklar e Luiz Antonio Carvalho Sklar.

Natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e filho de pais judeus, vindos da Rússia, Simão se considerava cachoeirense, afinal, aos 4 anos, veio com a família para o Município, onde morou até o seu falecimento, dedicando parte de sua vida ao trabalho, como marceneiro e também no Exército.

Aos 18 anos, casou-se com Alzira Sklar. Após quase sete décadas de casado, sua esposa faleceu. Por conta disso, entrou em depressão. Foi quando decidiu voltar a estudar, tentando deixar uma imagem positiva aos seus oito netos e cinco bisnetos.

Um de seus netos o levou até a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) buscando realizar sua inscrição ao vestibular de Direito. Aos 86 anos, Simão fez a prova, ficando em segundo lugar, tirando nota máxima na redação.

Após sete anos de estudo, em 12 de janeiro de 2019, Simão Sklar – com 94 anos – se formou, recebendo o diploma de conclusão do curso pelas mãos do seu filho mais novo, o advogado José Luiz Sklar, 63 anos, diante de amigos, familiares e de cerca de 31 colegas, sendo notícia em todo o território nacional.

Simão Sklar faleceu em Cachoeira do Sul aos 97 anos, em 13 de junho de 2022.

“Diante da comemoração de seu centenário no ano de 2024, nada mais justo que a devida homenagem, a um dos maiores exemplos educacionais de nossa cidade”

autor do projeto de lei, vereador Itamar Luz

Itamar Luz / Crédito: Ass. Com.

Sair da versão mobile