A estiagem em Cachoeira do Sul castiga as comunidades do interior e baixa cada vez mais o nível do Rio Jacuí. De acordo com a Defesa Civil, em boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (17), o Jacuí está na cota de 13,45metros na região da Praia Nova, o que significa 5,45 metros abaixo de sua cota normal que é de 18 metros. Já no interior, uma força-tarefa da Prefeitura já abastece localidades que estão sem água potável.
Desta forma, a Defesa Civil alerta para a probabilidade de ocorrência de risco à população. Na área próxima à Ponte do Fandango, por exemplo, bancos de areia são percebidos e onde, durante a temporada de verão, algumas pessoas se arriscam ao banho em um local de forte corretenza.
ÁGUA POTÁVEL PARA FAMÍLIAS DO INTERIOR
No interior, a Prefeitura na primeira semana de janeiro, já levou mais de 70 mil litros de água para comunidades afetadas pela falta de água potável. A Prefeitura tem utilizado caminhões-pipa para transportar água às áreas mais atingidas. São elas:
– Cerro dos Peixoto, Piquiri, Estrada da Costa, Barro Vermelho e regiões próximas à Ferreira. No Rincão dos Bica, um caso emblemático comoveu as equipes de atendimento: uma moradora, emocionada, relatou não ter água em casa para ela e suas crianças, o que levou a secretaria a priorizar o envio de água para a comunidade.
EM BUSCA DE ATENDIMENTO
Atenção: em caso de situação de risco entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone Telefone/Whatsapp (51) 995358310 ou Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
A PREVISÃO DO TEMPO PARA O FINAL DE SEMANA
A Defesa Civil municipal para está sabado divulta o seguinte:-
– Sábado (18) segue possibilidade de pancadas isoladas de chuva de intensidade fraca a moderada na metade Leste do Estado. Além disso, instabilidades isoladas devem atuar no extremo Oeste, acompanhadas de trovoadas. Os acumulados de precipitação ficam abaixo dos 15 mm/dia. As temperaturas mínimas ficam entre 17 e 25°C, enquanto as máximas estarão ainda mais elevadas em comparação aos dias anteriores, variando em torno de 29 e 42 °C. Para a região de Cachoeira do Sul, estão previstas pancadas isoladas.
– Domingo (19) tem previsão de novas instabilidades, que avançam em parte do Rio Grande do Sul, devido a uma área de baixa pressão que se desloca sobre o Estado. As instabilidades irão atuar no Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões, Noroeste e Nordeste, com pancadas isoladas de chuva moderada a forte, acompanhadas de descargas elétricas e temporais pontuais. Os volumes de precipitação variam de 15 a 30 mm/dia, podendo alcançar até 50 mm/dia em pontos isolados. As rajadas de vento deverão atingir até 80 km/h junto às instabilidades. As temperaturas mínimas ficam entre 18 e 23°C, enquanto as máximas ficam em torno de 22 e 39°C.
PARA SEGUNDA-FEIRA
– A tendência é que, na segunda-feira (20), a área de baixa pressão siga se deslocando para o Oceano, trazendo temporais intensos com chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo em grande parte do território gaúcho. Os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia, na Campanha, Costa Doce, Centro, Vales, RMPOA, Norte, Nordeste e Litoral Médio e Norte. No Sul, os acumulados devem ser maiores, ficando entre 50 e 80 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 100 mm/dia. As rajadas de vento serão intensas, entre 60 e 80 km/h, podendo chegar aos 100 km/h associadas às instabilidades.