Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Nível do Jacuí está 1,70 metro acima da enchente de 41

Rio Jacuí na Rua Moron: água chega a mais de 10 metros acima do normal nesta sexta-feira em Cachoeira do Sul / Foto: Jacuhy Ambiental/Divulgação

Rio Jacuí na Rua Moron: água chega a mais de 10 metros acima do normal nesta sexta-feira em Cachoeira do Sul / Foto: Jacuhy Ambiental/Divulgação

Medição feita pela Jacuhy Ambiental às 7h45min desta sexta-feira (3) revela que o nível do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul está praticamente 1,70 metro acima da marca atingida na enchente de 1941, a maior da história até então registrada. Técnicos da empresa, que vem fazendo as medições desde esta quinta (2) a pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, constataram que as águas chegaram a 28,20 metros, ou seja, 10,20 metros acima do normal.

Em 1941, o Rio Jacuí chegou a 26,53 metros acima do nível do mar. De acordo com registros da época, foram 36 dias de chuva até a marca ser atingida.

A BR-153 está com trechos submersos nas regiões dos banhados Nossa Senhora de Fátima e Castagnino. A rodovia foi construída em meados do século passado, com base no patamar da enchente de 1941. Como a enchente de 2024 está 1,70 metro acima da de 1941, a rodovia acabou sendo atingida pelas águas.

A METODOLOGIA USADA NA MEDIÇÃO DO NÍVEL DO RIO JACUÍ

De acordo com diretor técnico da Jacuhy Ambiental, Ricardo Schumacher, este processamento foi realizado no método “ultra-rápido” através de bases do IBGE e ainda poderão haver ajustes no decorrer dos dias. Vale ressaltar que é utilizado neste processamento o sistema altimétrico mais recente do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e, portanto, pode haver diferença em relação às réguas utilizadas habitualmente para a medição do nível do Rio Jacuí. “Em 1941, não havia barragens. Então, os efeitos dessa enchente serão muito maiores”, resumiu Schumacher, em entrevista nesta sexta-feira ao Programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango.

“Na falta de outras informações (réguas) para registro do avanço da enchente, a Jacuhy irá continuar o monitoramento a partir das cotas informadas e, após o retorno das águas ao nível normal, estas informações serão comparadas às réguas utilizadas costumeiramente para registro do nível alcançado. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento”, destacou o técnico à Prefeitura de Cachoeira do Sul.

Na manhã desta sexta-feira, o ritmo de subida das águas do Rio Jacuí está em 7 centímetros por hora.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL

Sair da versão mobile