Neymar fecha com Puma após 15 anos com Nike

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Neymar fecha com Puma após 15 anos com Nike
ESPORTE
12 de setembro de 2020 -

Neymar confirma acerto nas redes sociais / Crédito: Divulgação

Neymar fechou acordo com a Puma, duas semanas após ter sua parceria de 15 anos com a Nike encerrada. O jogador anunciou seu vínculo com a marca alemã nas suas redes sociais nas primeiras horas deste sábado (12). Os valores e o tempo de duração do novo acordo não foram divulgados. “Estou honrado em ingressar nesta marca que ajudou as maiores lendas do futebol a se tornarem quem são”, escreveu o atacante do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira em seu Twitter oficial.

Lendas do futebol

 

O jogador de 28 anos diz estar orgulhoso por ser o rosto da marca que já patrocinou algumas das suas referências no futebol, como Pelé, Cruyff, Eusebio e Maradona. Neymar regressou aos treinos em Paris nesta sexta-feira (11), depois de ter testado positivo para Coronavírus uma semana antes.

A marca esportiva também confirmou a notícia por meio das suas redes sociais, usando fotos de Neymar acompanhadas da mensagem: “Bem-vindo à família, Neymar #KingIsBack”.

A Nike apenas informou há duas semanas o encerramento do contrato de patrocínio que então tinha com Neymar. A empresa, entretanto, não revelou os motivos do fim da relação com o brasileiro.

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História do craque

Neymar (1992) é um futebolista brasileiro, considerado um dos maiores da história. Ganhou diversos títulos jogando pelo Santos Futebol Clube, onde iniciou sua carreira aos 11 anos de idade. Sua posição é atacante. Jogador polêmico namorou uma menor de idade de 17 anos, com que tem um filho.

Infância e Começo da Carreira

Neymar da Silva Santos Júnior nasceu em Mogi das Cruzes, São Paulo, o dia 05 de fevereiro de 1992. Filho de Neymar da Silva Santos e de Nadine Santos, com 11 anos de idade já chamava a atenção de especialistas de futebol. Nessa época, jogava na equipe de futebol de salão da Portuguesa Santista.

Santos Futebol Clube

Em 2003, Neymar foi contratado pelo Santos Futebol Clube para fazer parte das divisões de base do time de futebol. Em 2009, fez sua estreia no time profissional, na partida contra o Oeste, no estádio do Pacaembu, pelo campeonato Paulista. Foi considerado jogador revelação do campeonato, quando o Santos conquistou o vice-campeonato.

Em 2010, foi destaque novamente, desta vez, tendo o seu time se sagrado campeão paulista. Nesse campeonato, Neymar marcou cinco gols em cinco clássicos, proeza conseguida por uma regularidade pouco vista em outros jogadores. No mesmo ano, foi campeão pela Copa do Brasil, torneio no qual foi artilheiro com onze gols. Em 2011, foi bicampeão. No mesmo ano, foi campeão da Taça Libertadores na final com o Peñarol, tendo feito um dos gols, no resultado de 2 x 1.

Ainda em 2010, foi convocado pelo técnico Mano Menezes para jogar na seleção principal do Brasil, onde jogou vários amistosos. Outra grande realização de Neymar foi o Campeonato Sub 20, de 2011, quando o Brasil foi campeão.

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Barcelona

Em março de 2013, Neymar foi contratado pelo Barcelona. Em sua apresentação oficial, no dia 3 de junho de 2013, o jogador foi recepcionado no Camp Nou por 56 mil torcedores.

Neymar passou quatro anos no Barcelona, realizou 186 jogos oficiais, fez 105 gols e ganhou oito títulos. Permaneceu no Barcelona até julho de 2017. No dia 2 de agosto de 2017, o Barcelona anunciou a saída de Neymar do clube.

Paris Saint-Germain (PSG)

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Neymar foi apresentado aos torcedores do PSG no dia 4 de agosto de 2017, no estádio Parc des Princes, em Paris. O contrato se prolongará até 30 de junho de 2022.

O PSG pagou uma multa rescisória no valor de 222 milhões de euros (821,4 milhões de reais), tornando Neymar o jogador mais caro até aquele momento.

No dia 23 de janeiro de 2019, na Copa da França, no jogo contra o Strasburg, Neymar fraturou o pé direito, a mesma lesão que sofreu em 2018, quando teve que ser operado. Neymar ficará fora dos campos durante 10 meses.

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Seleção Brasileira

Neymar foi convocado pelo técnico Mano Menezes para a equipe da Seleção Brasileira, no dia 26 de julho de 2010. Seu primeiro jogo foi no amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jersey. No jogo, Neymar marcou um gol de cabeça. Na copa do mundo de 2010, na África do Sul, Neymar ficou fora da lista dos convocados.

Na copa do mundo de 2014, no Brasil, Neymar foi convocado, mas no jogo contra a Colômbia, foi atingido pelo jogador Zuniga, com uma joelhada nas costas, sofrendo uma fratura em uma vértebra lombar e ficou fora da copa.

Na copa do mundo de 2018, na Rússia, Neymar foi convocado, mas a seleção foi eliminada nas quartas de finais, no jogo contra a Bélgica, que ganhou de 2 a 1.

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Títulos Conquistados por Neymar

PSG:

Supercopa da França 2018
Copa da Liga Francesa 2017-18
Copa da França 2017-18
Campeonato Francês 2017-18

Barcelona:

Copa do Rei 2014-15, 2015-16 e 2016-17
Campeonato Espanhol 2014-15, 2015-16
Supercopa da Espanha 2013 e 2016
Liga dos Campeões da UEFA 2014-15
Supercopa da UEFA 2015
Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2015

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Seleção Brasileira

Super Clássicos das Américas 2011, 2012, 2014 e 2018
Medalha de Ouro – Jogos Olímpicos do Rio 2016
Copa das Confederações 2013
Medalha de Prata – Jogos Olímpicos de Londres 2012
Campeonato Sul-Americano Sub-20, 2011
Artilheiro da Copa Libertadores, 8 gols, 2012

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Puma e sua história

Nascida de uma briga de irmãos, a Puma brotou da costela da Adidas. As duas sedes ficam na mesma cidade, na mesma rua, uma quase em frente à outra. Porém as semelhanças param por aí. A marca une elegantemente moda, tecnologia e influências do esporte como poucos. Essa evolução pode ser notada nos sapatos, bolsas e roupas dos modernos que passaram a usar mais os produtos da marca esportiva tornando-se um ícone e objeto de desejo no mundo fashion. Suas ‘coleções’ são atreladas a movimentos culturais, à voz das ruas, a ondas como o hip-hop e o funk. Atualmente a marca do felino é admirada por crianças, adolescentes e adultos. Atores de Hollywood admitem ser fãs da Puma. Madonna já apareceu usando Puma, sem receber por isso.

A empresa foi fundada em 1948 na cidade alemã de Herzogenaurach, encravada no coração da Francônia, depois que Rudolf Dassler, brigou com seu irmão, que pouco depois fundaria a Adidas, e resolveu fundar a Puma Schuhfabrik Rudolf Dassler com apenas 30 funcionários. Dois anos depois já exportava seus produtos para os Estados Unidos. Na década de 50 a marca conseguiu enormes feitos como em 1952, quando o atleta Joseph Barthel de Luxemburgo ganhou a primeira medalha olímpica em Helsinki vestindo equipamento Puma; e dois anos depois, em Yokahama no Japão, Heinz Fütterer estabeleceu novo recorde mundial para o 100 metros utilizando tênis Puma. No ano de 1958, as seleções de Brasil e Suécia vestiam a marca na disputa da Copa do Mundo. No ano seguinte a empresa passa a se chamar Puma -Sportschuhfabriken Rudolf Dassler KG. Na década de 60 tornou-se a primeira marca esportiva a utilizar a técnica de produção de vulcanização. Em 1962 a fábrica já exportava seus produtos para cerca de 100 países em todos os continentes. As chuteiras Puma conseguiram grande reconhecimento durante a Copa do Mundo de 1962, no Chile, e 1970, no México, quando o Brasil foi campeão. Pelé foi eleito melhor jogador da competição e usava chuteiras da marca alemã.

Mais feitos

Outro feito de grande reconhecimento para a marca aconteceu em 1976 quando o tenista argentino Guillermo Villas conquistou os torneios US Open e Rolland Garros vestindo tênis PUMA. Em 1982, Diego Maradona, disputou sua primeira Copa do Mundo utilizando chuteiras PUMA. Três anos depois, o tenista alemão Boris Becker venceu o torneio de Wimbledon usando uma raquete da marca PUMA. Ainda neste ano ingressou na NBA tendo nomes como Isiah Thomas e Buck Williams como atletas patrocinados. Apesar de tudo isso, no início dos anos 90, a marca Puma não possuía mais nenhuma relevância dentro ou fora da Alemanha. Encontrava-se à beira da falência e seus produtos eram vendidos em grandes liquidações. Até que em 1993 Jochen Zeitz, um jovem de 30 anos egresso da área de marketing, assumiu o comando da empresa. A Puma estava no vermelho havia sete anos. Naquele momento, as dívidas já somavam mais de US$ 100 milhões.

O jovem executivo cortou despesas e pessoal, fechou fábricas na Alemanha, terceirizou a produção para empresas na Ásia, negociou com os credores e, já no ano seguinte, conseguiu trazer a empresa de volta ao lucro. Após arrumar as finanças, deu início, em 1997, a uma nova e decisiva etapa: reposicionamento a marca. Direcionou quase 70% dos lucros para as áreas de marketing, pesquisa e desenvolvimento. Com produtos de design mais arrojado em mãos, publicou anúncios em revistas de moda como a Vogue e firmou parceria com a estilista alemã Jil Sander e a supermodelo americana Christy Turlington, que lançou uma coleção de roupas para a prática de ioga com o seu nome. Em 1996, a Monarchy Regency, uma das maiores distribuidoras e produtoras de filmes de Hollywood, já havia comprado 12% da empresa.

A associação foi fundamental. Permitiu que a Puma conseguisse inserções de seus produtos em roteiros de filmes como Uma Linda Mulher e JFK, além de seriados americanos de sucesso como Friends e Will and Grace. A resposta foi imediata. As vendas globais passaram a crescer a um ritmo de 30% ao ano. Em 1999 a empresa inaugurou sua primeira loja específica para venda de seus produtos na cidade de Santa Monica, estado da Califórnia. A Puma continuou crescendo, ampliando seu mercado, as áreas de atuação e inaugurando novas lojas próprias nas cidades de Londres, Roma, Tóquio, Milão, Boston, Frankfurt, Seattle e Melbourne. Novos contratos foram firmados com atletas, equipes de diversos esportes e escuderias para o fornecimento de trajes e equipamentos. Neste momento a PUMA já se transformara em um ícone fashion, não só elevando seu faturamento, mas também fazendo do nome uma marca mundialmente conhecida.

Nike

A ideia de criar a Nike, veio do projeto chamado MBA como criador Phil Knight, o mesmo foi um atleta de corridas de média e longa distância e frequentava a universidade de Oregon.

Phil Knight acreditava que, empregar a mão de obra barata, importantando sapatos fabricados no Japão seria uma ótima ideia para conquistar uma parte de mercado da marca conhecida como Adidas.

Então, por Phil ser atleta começou pelos sapatos de atletismo. O empresário foi ao Japão no ano de 1963 para transacionar com a marca chamada Onitsuka Tiger, que atualmente conhecemos como Asics, a representação do tênis para o atletismo, com a intenção de comercializá-lo na América que, inclusive era dominado por marcas alemãs.

Criação da marca

No ano de 1964, a cidade de Onitsuka mandou uma remessa com cerca de 300 pares para à cidade de Portland, localizada no noroeste dos Estados Unidos, na empresa chamada Blue Ribbon Sports, a qual Phil Knight e Biil Bowerman, que era seu treinador de atletismo na Universidade de Oregon, criaram em 25 de janeiro, e o mais incrível, com US$ 1 mil e um forte aperto de mão. Depois que a empresa foi comprada, eles conseguiram faturar cerca de US$ 8 mil.

Em 1864 foi quando essa marca surgiu, originalmente era chamada e Blue Ribbon Sports, até que em 1972 chamaram a mesma de Nike, mas, por que Nike? A resposta é simples, existe uma deusa grega que simboliza a vitória, a Deusa Nike, daí surgiu esse nome, Depois dessa informação, você deve ter pensado que o logotipo da Nike poderia ser uma asa, mas na verdade é o “Swoosh”,

Como foi dito anteriormente, o fundador dessa marca foi Phill Knight e Bill Bowerman, em 25 de janeiro de 1971, nos Estados Unidos, após importarem e modificarem os tênis do Japão para revender.

Onde surgiu?

Em 1964, na universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em uma aula de MBA foi quando a Nike começou a ser escrita, inicialmente por Phill Knight. Mas a marca que conhecemos atualmente só foi conhecida como NIKE em 1971, 7 anos após Phill escrever. Nesse período, o mercado esportivo foi se tornando mais elevado , apresentando competições e treinamentos, isso fez com que mudasse a indústria e o próprio marketing.

O ano em que a Nike começou se expandir foi em 1978, mesmo ano em que a empresa criou o departamento de futebol, a marca investiu no marketing de esporte com vários atletas. No ano de 1980, foi quando a marca teve seu primeiro laboratório de pesquisa, para o desenvolvimento de novos produtos.

De acordo com os criadores, a Nike tem a missão de “trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo”.

Fontes: Wikipedia, Faeco, Santos FC, Barcelona, CBF, Puma, Nike