Não há data para a chegada de novo lote de vacinas contra a gripe

Por
Não há data para a chegada de novo lote de vacinas contra a gripe
DESTAQUES
5 de abril de 2020 - vacina

 

O atual período da campanha que tem como público alvo os idosos vai até o dia 16 de abril. Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde ainda não sabe informar quando chegará ao Rio Grande do Sul o próximo lote de vacinas contra a gripe. Esta será, provavelmente, a última remessa do Ministério da Saúde para a primeira etapa da campanha nacional de imunização, que segue até o dia 16 de abril, dirigida a idosos e profissionais da saúde.

Em Cachoeira do Sul, são 14.248 idosos que precisam ser vacinados, mas desde o dia 23 de março, quando iniciou a campanha de vacinação, não foi informado o número  dos imunizados. Na última quinta-feira (2) chegaram  três vacinas o que foi insuficiente, pois no final da manhã já não havia vacina nos 12 locais disponíveis para a vacinação

O próximo grupo a ser priorizado inclui doentes crônicos, agentes das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e trabalhadores portuários.

A terceira e última fase, a partir de 9 de maio, vai abranger professores, crianças de seis meses até as menores de seis anos, gestantes e mulheres no período do puerpério (ou seja, 45 dias após o parto), povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência. Mais de 1,2 milhão de doses da vacina já foram enviadas ao Estado. A mobilização em todo o país continua até 22 de maio.

É importante lembrar que a vacina contra a gripe não imuniza contra o coronavírus, mas ajuda os médicos, se for necessário, a fazer a diferenciação dos diagnósticos no caso de o paciente apresentar sintomas gripais.