25.2 C
Cachoeira do Sul
sábado, 17 abril, 2021 - 14:16
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

“Nada mudou com a bandeira preta ainda”, avalia superintendente do HCB

Crédito: Robson Vargas / Fan FM

A decisão anunciada pela administração do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de entrar na fase 3 de seu plano de contingência foi pauta de entrevista com o superintendente da casa de saúde no programa Famintos, da Fan FM 96.5, no começo da tarde desta sexta-feira (12). Conforme nota divulgada pela instituição, a medida prevê alocar pacientes graves onde tiver possibilidade no momento como o Pronto Atendimento HCB, Sala de Recuperação do Centro Cirúrgico e até mesmo a UPA. “Estamos em um momento crítico”, avalia o superintendente do HCB, Luciano Morschel. “Mas temos uma consideração positiva. Observamos que não registramos pacientes com mais de 80 anos em estado grave”, salienta Morschel em relação aos internados na UTI Covid.

A ocupação passou a superar até mesmo os 17 leitos com os dez anteriores e os sete extras mantidos pela Prefeitura. Segundo levantamento atualizado pelo HCB, são 19 internados na UTI Covid e 16 na Enfermaria Covid, totalizando 35 pacientes abrigados.

Segundo Morschel, a falta de pacientes com mais de 80 anos em estado grave é resultado da vacinação contra a Covid em andamento no Município. No entanto, ainda de acordo com o superintendente do HCB, a evolução dos números ainda é um obstáculo pendente frente ao sistema de distanciamento controlado com sua classificação na bandeira preta (risco altíssimo). “Não sentimos efeito dos dias na bandeira preta em Cachoeira do Sul. Os registros são maiores e continuam aumentando”, lamenta Morschel, na segunda semana das regras sendo adotadas.

O governador Eduardo Leite manteve a bandeira preta em todo o Estado e sem cogestão regional pelo menos até dia 21. A suspensão geral de atividades não essenciais, entre 20 horas e 5 horas, ficará vigente até 31 de março para reduzir a circulação de pessoas e, com isso, a circulação do vírus.

 

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região