Chegar às 16 horas para ser atendido 15 horas depois. A espera ainda inclui ficar em um local aberto. Sem banheiro. Sem segurança. Tendo que pernoitar. Além de outros pacientes, café e baralho viram companheiros na espera por atendimento médico. O cenário de humilhação é realidade da comunidade dos bairros Quinta da Boa Vista e Marina na unidade do Estratégia de Saúde da Família (ESF). A situação mobilizou pacientes e moradores da área que entraram em contato com o vereador Itamar Luz. “Fui fiscalizar a pedido de contribuintes que não aguentam mais a humilhação, tentando inúmeras vezes ter um simples atendimento por exemplo. Conversei com pessoas que estão lá desde às 16 horas para ser atendidos após as 7 horas da manhã”, detalhou o parlamentar. “Algumas pessoas doentes e com a pressão nas alturas sentadas e com café e até jogo de baralho para distração”, completou.
No local, Luz chegou a contar até 11 pacientes aguardando desde a tarde desta terça-feira (18) pelo início de atendimento na manhã desta quarta-feira (19). “Desfaçatez! A palavra que define a cara de pau de algumas pessoas, que agora estão dormindo no aconchego do seu lar sem dar a mínima para este povo aí”, finalizou o vereador.
Confira registro feito pelo vereador:
https://www.facebook.com/892725657526085/videos/146115756475229/
A Coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Prefeitura de Cachoeira do Sul, Denise Caspani, concedeu entrevista sobre o tema para o programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango, apresentação de Carlos Simonetti. “Estamos trabalhando o tempo todo pensando em soluções. Estamos fazendo o que podemos para amenizar isso para a população. Não estamos fazendo corpo mole“, garantiu.
A população pode recorrer para a Ouvidoria da Prefeitura, na Rua 15 de Novembro, 364. O horário de atendimento é das 8 horas às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O telefone é 3724-6116. Já o contato com a secretaria municipal da Saúde pode ser feito pelo 3724 – 6060.